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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33726
Tipo: TCC
Título: Os 20 dias de Lázaro : fait divers e sensacionalismo no programa Câmera Record.
Título(s) alternativo(s): The 20 days of Lazarus: news and sensationalism on the Câmera Record program.
Autor(es): Petrilli Neto, Umberto
Primeiro Orientador: Dias, Suelly Maria Maux
Resumo: Este estudo investiga o uso do sensacionalismo na mídia, com foco na cobertura jornalística do caso Lázaro pelo programa Câmera Record. A partir do conceito de fait divers no discurso sensacionalista, conforme proposto por Barthes (1957), o trabalho analisa como esse tipo de narrativa se afasta da imparcialidade jornalística, priorizando a criação de elementos dramáticos e fantasiosos em detrimento da função informativa. O jornalista, nesse contexto, abdica de sua função de mediador da verdade, adotando uma postura de representante das emoções populares, dizendo o que o público gostaria de ouvir, sem considerar as consequências éticas e profissionais de sua atuação. De acordo com Angrimani (1995), esse tipo de jornalismo leva o público a adotar uma posição passiva e voyeurística, ao ser exposto a conteúdos que exploram o extraordinário e o chocante. O objetivo central desta análise é compreender como o sensacionalismo afeta a percepção pública e contribui para uma visão distorcida da realidade, e, principalmente, as ferramentas utilizadas pelas instâncias midiáticas para essas manipulações.
Abstract: This study investigates the use of sensationalism in the media, focusing on the journalistic coverage of Lázaro’s case. Based on the concept of fait divers in sensationalist discourse, as proposed by Barthes (1957), the research analyzes how this type of narrative moves away from journalistic impartiality, prioritizing the creation of dramatic and fantastical elements over the informative function. In this context, the journalist abandons their role as a mediator of truth, adopting a stance as a representative of popular emotions, saying what the public wants to hear without considering the ethical and professional consequences of their actions. According to Angrimani (1995), this type of journalism leads the audience to adopt a passive and voyeuristic position, being exposed to content that explores the extraordinary and shocking. The central objective of this analysis is to understand how sensationalism affects public perception and contributes to a distorted view of reality, creating myths that hinder the understanding of the facts, and, mainly, the tools used by the media bodies for these manipulations.
Palavras-chave: Jornalismo
Telejornalismo
Jornalismo sensacionalista
Câmera Record (Programa de TV)
Análise de discurso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33726
Data do documento: 24-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

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