Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kacieli de Lima-
dc.date.accessioned2018-02-05T16:49:07Z-
dc.date.available2017-04-25-
dc.date.available2018-02-05T16:49:07Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3372-
dc.description.abstractThis work had as general objective to elaborate and to discuss a didactic sequence that presented the Platonic Solids through the history of Mathematics. To this end, we set out specific objectives: select the didactic textbooks of High School, used in the city of Rio Tinto and approved in the PNLD, that address the content related to Platonic Solids; verifying the presence of the History of Mathematics in the content related to Platonic Solids; Conduct consultations in books, websites and magazines in order to bibliographically subside the proposal of the activity book; to present the History of Mathematics together with other methodological perspectives for the teaching of Mathematics, such as: concrete materials, technologies and software. In order to justify this work, we are based on the Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), and authors such as Mendes (2001), D'Ambrósio (1999), Romanato (2009), Boyer (2010), Gil (2002), Lorenzato (1995), Jankvist (2009), Gérard and Roegiers (1998), and Sebastiani Ferreira (1998), among others. It was a bibliographical and documentary research. We verified that the history of mathematics was barely discussed in the didactic textbook, restricting yourself to show only some "curiosities" moments about the life of famous mathematicians and that it was possible to write a Notebook of activities for the teacher of Mathematics, using the history of Mathematics in the teaching of Platonic Solids in conjunction with other methodological teaching strategies. We recommend that this research initiate future research that aims to validate the activities proposed in this work in training courses with teachers and together with high school students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-02-05T16:49:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KLS25042017.pdf: 2596919 bytes, checksum: 14ab3b9be2c44b87b0b7cfb09f9d3653 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-05T16:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KLS25042017.pdf: 2596919 bytes, checksum: 14ab3b9be2c44b87b0b7cfb09f9d3653 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoliedros de Platãopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPlatonic Solidspt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectDidactic Textbookpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titlePoliedros de Platão via história da matemática: uma proposta de caderno de atividades para o professorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral elaborar e discutir uma sequência didática que apresentasse os Poliedros de Platão por via da história da Matemática. Para tal, elencamos como objetivos específicos: selecionar os livros didáticos de Ensino Médio, utilizados no município de Rio Tinto e aprovados no PNLD, que abordem o conteúdo relacionado aos Poliedros de Platão; verificar a presença da História da Matemática no conteúdo relacionado aos Poliedros de Platão; realizar consultas em livros, sites e revistas a fim de subsidir bibliograficamente a proposta do caderno de Atividades; apresentar a História da Matemática em conjunto com outras perspectivas metodológicas para o ensino de Matemática, tais como: materiais concretos, tecnologias e softwares. Para fundamentar este trabalho nos embasamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), e autores como Mendes (2001), D’Ambrósio (1999), Romanato (2009), Boyer (2010), Gil (2002), Lorenzato (1995), Jankvist (2009), Gérard e Roegiers (1998), e Sebastiani Ferreira (1998), dentre outros. Foi uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatamos que a história da matemática é pouco abordada no livro didático analisado, restringindo-se somente a mostrar alguns momentos “curiosidades” sobre a vida de matemáticos famosos e que era possível construir um Caderno de atividades para o professor de Matemática, utilizando a história da Matemática no ensino dos Poliedros de Platão conjuntamente com outras estratégias metodológicas de ensino. Recomendamos que essa pesquisa desencadeie pesquisas futuras que objetivem validar as atividades propostas nesse trabalho em cursos de formação com professores e junto a alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLS25042017.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons