Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Isabela da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-06T12:24:17Z-
dc.date.available2017-08-09-
dc.date.available2018-02-06T12:24:17Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3374-
dc.description.abstractThe article aims to identify the pedagogical practices carried out by the teachers across the situation of lack of discipline in the classroom. Over a bibliographic survey in the specific literature, identifying concepts and causes of lack of discipline, it was possible to consider indiscipline as a problematic factor for the school environment, which can negatively affect not only the processes of learning and training of students, but also in the Teaching practices. Therefore, it is important that the teacher knows how to face indiscipline. Faced with these challenges, the study was developed methodologically with the participation of the study 6 primary school teachers of a municipal public school, aged between 24 and 68 years. Most with specialization and with more than 20 years of acting in the classroom. The data were collected through an interview script and analyzed through the content analysis and the proposal of the Natural Semantic Networks (RSN). The qualitative analyzes indicated the fragility and the inconsistency of certain pedagogical practices exercised by the teachers and that the knowledge about the indiscipline needs to be expanded. Most of the interviewees referred to the phenomenon as an inappropriate behavior of the student in front of the rules or norms of the school and whose causes, in the attribution of the majority of the teachers, comes from the student's family, that is, those who have no limits at home or those With serious family problems. To address the problem of indiscipline, the teachers point the dialogue with the student and the family. We conclude that teachers consider indiscipline as an obstruction and that it intervenes in the teaching and learning of students, but that the teacher continues to transfer the problem and seek the cause only in the familypt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-06T12:24:17Z No. of bitstreams: 1 ISA09082017.pdf: 309167 bytes, checksum: d0329383987145f9afc16a3c09a8be17 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-06T12:24:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISA09082017.pdf: 309167 bytes, checksum: d0329383987145f9afc16a3c09a8be17 (MD5) Previous issue date: 2017-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIndisciplina escolarpt_BR
dc.subjectSala de aula - indisciplinapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleIndisciplina escolar: conhecimento e práticas pedagógicas relacionadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva Araújo-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral identificar as práticas pedagógicas realizadas pelos professores mediante a situação de indisciplina em sala de aula. Por meio de um levantamento bibliográfico na literatura específica, identificando conceitos e causas da indisciplina, foi possível considerar a indisciplina como um fator problemático para o ambiente escolar, que pode repercutir negativamente não só nos processos de aprendizagem e de formação de alunos, como também nas práticas de ensino dos professores. Devido a isso, importante que o professor conheça e saiba enfrentar a indisciplina. Diante dessa problemática o estudo foi desenvolvido metodologicamente contando com a participação do estudo 6 professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, com idades entre 24 a 68 anos. A maioria com especialização e com mais de 20 anos de atuação em sala de aula. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevista e analisados por meio da análise de conteúdo e da proposta das Redes Semânticas Naturais (RSN). As análises qualitativas indicaram a fragilidade e a inconsistência de determinadas práticas pedagógicas exercidas pelos professores e que o conhecimento sobre a indisciplina precisa ser ampliados. A maioria das entrevistadas refere-se ao fenômeno como comportamento inadequado do aluno frente às regras ou normas da escola e cujas causas, na atribuição da maioria dos professores, provém da família do aluno, ou seja, daqueles que não tem limites em casa ou daqueles com problemas familiares graves. Para enfrentar o problema da indisciplina os professores apontam o diálogo com o aluno e a família. Conclui-se que as professoras consideram a indisciplina como uma obstrução e que esta intervém no ensino e na aprendizagem dos educandos, mas que o professor continua transferindo o problema e buscando a causa apenas na família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISA09082017.pdf301,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.