Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33759
Tipo: | TCC |
Título: | Estratégias metodológicas para o ensino de genética: uma abordagem multidimensional para o ensino médio |
Autor(es): | Rodrigues, Edilamar Matias |
Primeiro Orientador: | Zárate, Eliete Lima de Paula |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado "Estratégias Avançadas de Ensino- Aprendizagem em Genética: Uma Abordagem Multidimensional para o Ensino Médio," tem como objetivo investigar a eficácia de metodologias pedagógicas inovadoras no ensino de genética para alunos do ensino médio. O estudo propõe a integração de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), o uso de tecnologias educacionais, e a abordagem interdisciplinar para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos genéticos complexos. A pesquisa será conduzida em escolas públicas e privadas, com grupos de controle e experimental, onde o currículo tradicional será comparado a um currículo piloto desenvolvido especificamente para este estudo. O projeto se baseia em teorias educacionais, como a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria Construtivista de Piaget, que enfatizam a importância da construção ativa do conhecimento. Ao longo do semestre de 2024, o estudo envolverá a aplicação de testes diagnósticos, a implementação de novas estratégias pedagógicas, a coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, e a avaliação dos resultados. Espera-se que as estratégias propostas melhorem significativamente o desempenho acadêmico e o engajamento dos alunos no estudo da genética. Os resultados deste projeto poderão contribuir para a reformulação das práticas pedagógicas no ensino de ciências, promovendo uma abordagem mais eficaz e integrada que possa ser replicada em outros contextos educacionais. |
Abstract: | This undergraduate thesis, "Advanced Teaching-Learning Strategies in Genetics: A Multidimensional Approach for High School Education," investigates innovative pedagogical methodologies' effectiveness in teaching genetics to high school students. The study proposes integrating active methodologies like ProblemBased Learning (PBL), educational technologies and interdisciplinary approaches to enhance students' understanding of complex genetic concepts. The research will be conducted in public and private schools, with control and experimental groups, comparing traditional curricula to a pilot curriculum developed specifically for this study. The project is grounded in educational theories, such as Ausubel's Meaningful Learning Theory and Piaget's Constructivist Theory, emphasizing active knowledge construction. During the 2024 semester, the study will involve diagnostic testing, implementation of new pedagogical strategies, quantitative and qualitative data collection and analysis, and results evaluation. The proposed strategies are expected to significantly improve academic performance and student engagement in genetics studies. This project's findings may contribute to reformulating science teaching practices, promoting a more effective and integrated approach replicable in other educational contexts. |
Palavras-chave: | Educação científica Genética Metodologias ativas Tecnologias educacionais PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33759 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMR24022025_EaD_BIO.pdf | 377,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.