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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33764| Tipo: | Tese |
| Título: | Sentidos construídos sobre o trabalho por pessoas idosas no contexto da Covid-19 |
| Autor(es): | Miguel, Maria das Graças Duarte |
| Primeiro Orientador: | Moreira, Maria Adelaide Silva Paredes |
| Resumo: | Introdução: a atividade laboral para uma pessoa idosa tem um sentido social e afetivo indispensável à vida, em particular, no exercício de sua profissão, capaz de impactar positivamente para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. Objetivos: identificar as dimensões das representações sociais sobre o trabalho construídas por pessoas idosas durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19; apreender as representações sociais sobre o trabalho remoto associadas às atividades laborais no período do isolamento social; comparar as representações sociais sobre trabalho e trabalho remoto construídas por pessoas idosas. Método: trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado no Instituto Paraibano de Envelhecimento, da Universidade Federal da Paraíba, com cinquenta pessoas idosas, ativas ou aposentadas. Para coleta dos dados, utilizou-se: a associação livre de palavras, com o termo indutor: “trabalho para pessoa idosa”; e questões sobre: trabalho e trabalho remoto. Os dados foram organizados em dois corpora textuais e analisados com o auxílio do software IRaMuTeQ e interpretados, subsidiados nas dimensões da teoria das representações sociais. Resultados: as cinquenta pessoas idosas que participaram foram mulheres, com idades entre 60 e 79 anos; em sua maioria, casadas com o ensino superior completo e nas seguintes profissões: docentes, técnicos administrativos e assistentes administrativos. Os resultados do primeiro corpus (conteúdos da associação livre de palavras) apontou três classes semânticas: classe um - dimensões sociocognitivas do trabalho, exemplificadas por segmentos de textos em que apontam o trabalho como uma fonte de realização pessoal, crescimento contínuo, bem-estar emocional, trocas de conhecimentos e afetividade; classe dois - dimensões socioafetivas do trabalho: formada por segmentos de textos em que as pessoas idosas falam de suas emoções, da importância do trabalho para o empoderamento, dedicação e falam de aspectos emocionais sobre trabalho e, a classe três - dimensões práticas-funcional: apontou conteúdos em que as pessoas idosas falam da importância do trabalho na vida cotidiana: aspectos promotores de socialização, aprendizado contínuo, independência financeira, prazer e liberdade. A análise dos conteúdos do segundo corpus, apontou três classes semânticas: a primeira classe - dimensão psicossocial do trabalho remoto, formada pelos segmentos de falas em que as pessoas idosas descrevem tanto o trabalho diário antes da pandemia quanto, ressaltam o trabalho remoto, considerando-o um grande desafio, a ser vencido, em particular, frente ao processo de adaptação às novas tecnologias, indispensáveis para se manterem produtivas; a classe dois: adaptação e desafios tecnológicos, inclui palavras relacionadas à aprendizagem, adaptação e uso de tecnologias para realizar o trabalho remoto. Na classe três: formada por segmentos de textos contendo informações sobre saúde e bem-estar na pandemia em que se observa uma preocupação das pessoas idosas com a saúde física e mental, gestão de condições crônicas e a importância de manter-se informado sobre a pandemia. Considerações finais: o estudo evidencia representações sociais sobre o trabalho para pessoas idosas durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 importantes para se conhecer o impacto do trabalho remoto para pessoas idosas em atividade laboral a partir das representações sociais sobre o trabalho remoto. As pessoas idosas assinalam a importância do trabalho na vida, tanto como fonte de independência financeira quanto de socialização. Ressaltam uma preocupação com a pandemia da Covid-19 sobre a importância de promover a inclusão digital e o suporte psicológico, criação de ambientes de trabalho adaptáveis e inclusivos. |
| Abstract: | Introduction: work activity for an elderly person has a social and emotional meaning that is
essential to life, in particular, in the exercise of their profession, capable of having a positive
impact on promoting active and healthy aging. Objectives: to identify the dimensions of
social representations about work constructed by elderly people during the social isolation
imposed by the Covid-19 pandemic; understand social representations about remote work
associated with work activities during the period of social isolation; compare the social
representations about work and remote work constructed by elderly people. Method: this is
an exploratory study with a qualitative approach, carried out at the Instituto Paraibano de
Envelhecimento, at the Federal University of Paraíba, with fifty elderly people, active or
retired. To collect the data, the following were used: free word association, with the inducing
term: “work for elderly people”; and questions about: work and remote work. The data were
organized into two textual corpus and analyzed with the help of the IRaMuTeQ software and
interpreted based on the dimensions of the theory of social representations. Results: the fifty
elderly people who participated were women, aged between 60 and 79 years; Most of them
are married and have completed higher education and in the following professions: teachers,
administrative technicians and administrative assistants. The results of the first corpus
(contents of free word association) indicated three semantic classes: class one -
socio-cognitive dimensions of work, exemplified by segments of texts in which work is
pointed out as a source of personal fulfillment, continuous growth, emotional well-being ,
exchange of knowledge and affection; class two - socio-affective dimensions of work: formed
by segments of texts in which elderly people talk about their emotions, the importance of
work for empowerment, dedication and talk about emotional aspects about work and, class
three - practical-functional dimensions: pointed out content in which elderly people talk about
the importance of work in everyday life: aspects that promote socialization, continuous
learning, financial independence, pleasure and freedom. The analysis of the contents of the
second corpus revealed three semantic classes: the first class - psychosocial dimension of
remote work, formed by speech segments in which elderly people describe both their daily
work before the pandemic and highlight remote work, considering it o a great challenge, to be
overcome, in particular, in the process of adapting to new technologies, essential to remain
productive; class two: adaptation and technological challenges, includes words related to
learning, adaptation and use of technologies to perform remote work. In class three: made up
of segments of texts containing information about health and well-being in the pandemic in
which older people are concerned about physical and mental health, management of chronic
conditions and the importance of staying informed about the pandemic. Final considerations:
the study highlights social representations about work for elderly people during the social
isolation imposed by the Covid-19 pandemic, which are important to understand the impact of
remote work for elderly people in work activity based on social representations about remote
work. Elderly people highlight the importance of work in their lives, both as a source of
financial independence and socialization. They highlight a concern with the Covid-19
pandemic about the importance of promoting digital inclusion and psychological support,
creating adaptable and inclusive work environments. RESUMEN Introducción: la actividad laboral para una persona mayor tiene un significado social y emocional esencial para la vida, en particular, en el ejercicio de su profesión, capaz de incidir positivamente en la promoción de un envejecimiento activo y saludable. Objetivos: identificar las dimensiones de las representaciones sociales sobre el trabajo construidas por personas mayores durante el aislamiento social impuesto por la pandemia de Covid-19; comprender las representaciones sociales sobre el trabajo remoto asociadas a las actividades laborales durante el período de aislamiento social; comparar las representaciones sociales sobre el trabajo y el trabajo remoto construidas por personas mayores. Método: se trata de un estudio exploratorio, con enfoque cualitativo, realizado en el Instituto Paraibano de Envelhecimento, de la Universidad Federal de Paraíba, con cincuenta personas mayores, activas o jubiladas. Para la recolección de datos se utilizó: asociación libre de palabras, con el término inductor: “trabajo para personas mayores”; y preguntas sobre: trabajo y trabajo remoto. Los datos fueron organizados en dos corpora textuales y analizados con ayuda del software IRaMuTeQ e interpretados con base en las dimensiones de la teoría de las representaciones sociales. Resultados: los cincuenta ancianos que participaron fueron mujeres, con edades entre 60 y 79 años; La mayoría de ellos son casados, tienen estudios superiores completos y se desempeñan en las siguientes profesiones: docentes, técnicos administrativos y auxiliares administrativos. Los resultados del primer corpus (contenidos de asociación libre de palabras) indicaron tres clases semánticas: clase uno - dimensiones sociocognitivas del trabajo, ejemplificadas por segmentos de textos en los que se señala el trabajo como fuente de realización personal, crecimiento continuo, bienestar, intercambio de conocimientos y afecto; clase dos - dimensiones socioafectivas del trabajo: formada por segmentos de textos en los que las personas mayores hablan de sus emociones, la importancia del trabajo para el empoderamiento, la dedicación y hablan de aspectos emocionales del trabajo y, clase tres - dimensiones práctico-funcionales: puntiagudas elabora contenidos en los que las personas mayores hablan de la importancia del trabajo en la vida cotidiana: aspectos que favorecen la socialización, el aprendizaje continuo, la independencia económica, el placer y la libertad. El análisis de los contenidos del segundo corpus reveló tres clases semánticas: la primera clase - dimensión psicosocial del trabajo remoto, formada por segmentos de discurso en los que las personas mayores describen tanto su trabajo diario antes de la pandemia como resaltan el trabajo remoto, considerándolo un gran desafío, que hay que superar, en particular, en el proceso de adaptación a las nuevas tecnologías, imprescindibles para seguir siendo productivos; clase dos: adaptación y desafíos tecnológicos, incluye palabras relacionadas con el aprendizaje, la adaptación y el uso de tecnologías para realizar el trabajo remoto. En clase tres: formada por segmentos de textos que contienen información sobre salud y bienestar en la pandemia en los que las personas mayores se preocupan por la salud física y mental, el manejo de enfermedades crónicas y la importancia de mantenerse informados sobre la pandemia. Consideraciones finales: el estudio destaca las representaciones sociales sobre el trabajo de las personas mayores durante el aislamiento social impuesto por la pandemia de Covid-19, que son importantes para comprender el impacto del trabajo remoto de las personas mayores en la actividad laboral a partir de representaciones sociales sobre el trabajo remoto. Las personas mayores destacan la importancia del trabajo en sus vidas, tanto como fuente de independencia financiera como de socialización. Destacan una preocupación con la pandemia de Covid-19 sobre la importancia de promover la inclusión digital y el apoyo psicológico, creando ambientes laborales adaptables e inclusivos. |
| Palavras-chave: | Coronavírus - Trabalho - Pessoa idosa Representações sociais - Atividades laborais Trabalho remoto - Isolamento social Pandemia - Covid-19 - Trabalho Elderly Work Retirement Health Social Representation Persona mayor Trabajo Salud Representaciones sociales |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Enfermagem |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33764 |
| Data do documento: | 30-Jul-2024 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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