Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33766
Tipo: Dissertação
Título: Vozes que não podem ser silenciadas: propostas didáticas sobre práticas e estratégias de leitura com autores afro-brasileiros
Autor(es): Ventura, Tuanny Bastos
Primeiro Orientador: Lucena, Josete Marinho de
Resumo: Esta dissertação busca explorar a importância da leitura em nossas vidas e como ela está presente em todos os âmbitos. Inclusive, até antes de aprendermos a ler e a escrever. Sendo assim, é fundamental que o ensino da leitura também seja pautado nas práticas sociais - a leitura nos seus usos sociais. Pois, mesmo que os alunos estejam em séries mais avançadas como a do Ensino Médio, ainda é possível percebermos uma resistência e grande dificuldade de ler. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal propor atividades de leitura da literatura afro-brasileira através do Círculo de Leitura e Estratégias de Leitura que visem o incentivo e à consolidação das práticas leitoras para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Estabelecemos como objetivos específicos: (1) incentivar a leitura de autores afro-brasileiros; (2) identificar e analisar as estratégias de leitura e a sua importância nas práticas de leitura (3) incentivar o ensino da leitura compartilhada; (4) elaborar atividades de leitura a partir das estratégias de leitura e do Círculo de Leitura; Para conduzir este trabalho, utilizamos as contribuições teóricas da literatura afro-brasileira com Duarte (2008), Conceição Evaristo (2014, 2018) , Chimamanda Ngozi Adichie (2019) e Jenyffer Nascimento (2014), os estudos de Paulo Freire (1989; 2003) Martins (1998), Eliane Yunes (1999), Souza (2012), Vincent Jouve (2002) sobre as diferentes definições que a leitura pode ter; buscamos apoio nos estudos dos Letramentos de Kleiman (2004) e Soares (2009), Isabel Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) sobre as estratégias de leitura e Rildo Cosson (2009; 2014) para abordar o Círculo de Leitura. O procedimento metodológico consiste em uma natureza qualitativa e descritiva. Apresentamos duas propostas didáticas: a primeira sobre as estratégias de leituras com a metodologia do antes - durante e depois da leitura e a segunda, do Círculo de Leitura relacionando de que maneira podemos usar as estratégias de leituras. Ambas as atividades possuem a leitura da literatura afro-brasileira que visam o incentivo e à consolidação das práticas leitoras para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Serão utilizadas seis obras principais na atividade: o poema Vozes mulheres, de Conceição Evaristo; a música Mama África, de Chico César; o monumento Mãe Negra, de Júlio Guerra; o conto “Maria”, de Conceição Evaristo; a tirinha Santos 06, de Leandro Assis; o poema Identidade, de Jennifer Nascimento. Esperamos que as atividades sugeridas possam contribuir para o incentivo da leitura afro-brasileira e para uma maior proficiência leitora dos estudantes. Além disso, almejamos que a pesquisa desenvolvida também seja uma contribuição para a academia e para os futuros professores na área da educação.
Abstract: This dissertation seeks to explore the importance of reading in our lives and how present it is in all areas. Even before we learn to read and write. Therefore, it is essential that the teaching of reading is also based on social practices - reading in its social uses. Because, even if students are in more advanced grades such as high school, it is still possible to notice resistance and great difficulty in reading. In this sense, this work's main objective is to propose reading activities of Afro-Brazilian literature through the Reading Circle and Reading Strategies that aim to encourage and consolidate reading practices for students in the 1st and 2nd years of high school. We have established specific objectives: (1) to encourage the reading of Afro-Brazilian authors; (2) identify and analyze reading strategies and their importance in reading practices (3) encourage the teaching of shared reading; (4) develop reading activities based on reading strategies and the Reading Circle; To conduct this work, we used the theoretical contributions of Afro-Brazilian literature with Duarte (2008), Conceição Evaristo (2014, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie (2019) and Jenyffer Nascimento (2014), the studies of Paulo Freire (1989; 2003 ) Martins (1998), Eliane Yunes (1999), Souza (2012), Vincent Jouve (2002) on the different definitions that reading can have; We sought support in the Literacy studies of Kleiman (2004) and Soares (2009), Isabel Solé (1998) and Girotto and Souza (2010) on reading strategies and Rildo Cosson (2009; 2014) to approach the Reading Circle. The methodological procedure consists of a qualitative and descriptive nature. We will present two didactic proposals: the first on reading strategies with the methodology of before - during and after reading and the second, and the second, on the Reading Circle relating how we can use reading strategies. Both activities include reading Afro-Brazilian literature aimed at encouraging and consolidating reading practices for students in the 1st and 2nd years of high school. Six main works will be used in the activity: the poem Vozes Mulheres, by Conceição Evaristo; the song Mama África, by Chico César; the Mãe Negra monument, by Júlio Guerra; the short story “Maria”, by Conceição Evaristo; the comic strip Santos 06, by Leandro Assis; the poem Identity, by Jennifer Nascimento. We hope that the suggested activities can contribute to encouraging Afro-Brazilian reading and greater reading proficiency among students. Furthermore, we hope that the research developed will also be a contribution to academia and future teachers in the field of education.
Palavras-chave: Leitura
Literatura afro-brasileira
Estratégias de leitura
Círculo de leitura
Autores afro-brasileiros
Reading
Afro-Brazilian Literature
Reading Strategies
Reading Circle
Afro-Brazilian authors
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33766
Data do documento: 29-Jan-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TuannyBastosVentura_Dissert.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons