Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Camila Cândido-
dc.date.accessioned2025-02-25T20:07:46Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2025-02-25T20:07:46Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33773-
dc.description.abstractIn this Graduation Final Project we analyzed the female figures represented in The Picture of Dorian Gray (2001). Our main objective was to study the representation of the female personality in the aforementioned novel in order to discuss its general effects over the narrative. Through qualitative research of bibliographic nature, we intended to analyze the general aesthetics of the works of European decadentism; discuss the historical issues of women in the late 19th century; their presence in the Victorian novel; and discuss the construction of four main female characters present in the book. We use the theories established by Umberto Eco, in his book On Beauty (2004), as well as the contributions of Davison (2012) and Denissof (2004) on the Victorian Gothic novel and English aestheticism. Through our analysis, we find the representations of Androgynous Beauty; Unnatural Beauty in the Fallen Woman dresses in Jewels; The-Flower Woman and the aristocratic New Woman in the characters analyzed. We conclude that although all the characterizations portray women often in an affected and superficial way, their representations are diverse and reflect the multiplicity and verisimilitude of the novel, which, combined with the general architecture of the narrative, bring plausibility to a gothic and supernatural story.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-02-25T20:07:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ROCHA, Camila (2024) TCC.pdf: 961783 bytes, checksum: 66ae1737ff40dd831e07f669451201f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T20:07:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ROCHA, Camila (2024) TCC.pdf: 961783 bytes, checksum: 66ae1737ff40dd831e07f669451201f0 (MD5) Previous issue date: 2024-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOscar Wildept_BR
dc.subjectDorian Graypt_BR
dc.subjectDecadentismopt_BR
dc.subjectEsteticismopt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectDecadentismpt_BR
dc.subjectAestheticismpt_BR
dc.subjectWomanhoodpt_BR
dc.titleMusas do decadentismo : figuras femininas em o retrato de Dorian Graypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Juliana Henriques de Luna-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar as figuras femininas representadas em O Retrato de Dorian Gray (2001). Nosso objetivo principal é o estudo da representação da personalidade feminina no referido romance a fim de discutir seus efeitos gerais sobre a narrativa. Através de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, pretendemos analisar a estética geral dos trabalhos do decadentismo europeu; discutir as questões históricas das mulheres no final do século XIX; sua presença no romance vitoriano, e discorrer acerca da construção de quatro principais personagens femininas presentes no livro. Utilizamos as teorias estabelecidas por Umberto Eco, em seu livro História da Beleza (2004), assim como as contribuições de Davison (2012) e Denissof (2004) sobre o romance gótico e o esteticismo inglês. Através da nossa análise encontramos as representações da Beleza Andrógina; da Beleza Inatural na Fallen Woman vestida de joias; A Mulher-Flor e a New Woman aristocrática, nas personagens analisadas. Concluímos que apesar de todas as representações caracterizarem as mulheres de forma afetada e superficial, suas representações são diversas e refletem na multiplicidade e verossimilhança do romance, que aliadas à arquitetura geral da narrativa, trazem plausibilidade à uma história gótica e sobrenatural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Camila (2024) TCC.pdf939,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons