Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcântara, Pedro Henrique Araújo de-
dc.date.accessioned2025-02-25T20:48:57Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2025-02-25T20:48:57Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33776-
dc.description.abstractConsidering the exponential growth of bilingual educational institutions in Brazil, this study aims to analyze how private schools in João Pessoa propose and implement bilingual education in accordance with national educational guidelines. The research was motivated by the growing expansion of bilingual education in Brazil and the need to understand how these institutions adapt their pedagogical practices to this modality. To achieve this, three specific objectives were established: 1) To present the guidelines on bilingual education as outlined in Brazilian official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the CNE/CEB Opinion No. 2/2020; 2) To investigate the pedagogical approaches used by private schools in João Pessoa in the implementation of bilingual education; and 3) To demonstrate and compare the methodologies used by bilingual schools with the guidelines of the CNE/CEB Opinion No. 2/2020. The theoretical framework of this study draws on the contributions of Leffa (1988); Larsen-Freeman (2000); Brown (2007); Polidório (2014) and Oliveira (2014) regarding methods and approaches to English language teaching, as well as the concepts of bilingualism by Bloomfield (1933); Haugen (1953); Titone (1972); Hamers and Blanc (2000); Macnamara (1967); Savedra (2009); Butler and Hakuta (2004) and Wei (2000). The research is of a descriptive qualitative nature and is based on information collected from school websites, academic papers, official documents, and digital newspapers, aiming to understand bilingual teaching practices in relation to current regulations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-02-25T20:48:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alcântara, Pedro (2024) TCC.pdf: 3671122 bytes, checksum: 9a7817e2fa20074e23d9a54e93832b88 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T20:48:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alcântara, Pedro (2024) TCC.pdf: 3671122 bytes, checksum: 9a7817e2fa20074e23d9a54e93832b88 (MD5) Previous issue date: 2024-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas bilínguespt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsino de LEpt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectBilingual schoolspt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectEFL teachingpt_BR
dc.subjectOfficial documentspt_BR
dc.titleEnsino bilíngue em João Pessoa : das escolas e seus projetos pedagógicos aos documentos oficiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bühler, Rosilma Diniz Araújo-
dc.description.resumoConsiderando o crescimento exponencial de instituições de ensino bilíngues no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como as escolas particulares de João Pessoa propõem e implementam o ensino bilíngue, em conformidade com as diretrizes educacionais nacionais. A pesquisa foi motivada pela crescente expansão do ensino bilíngue no Brasil e pela necessidade de compreender como essas instituições adaptam suas práticas pedagógicas a essa modalidade. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) Apresentar as orientações e diretrizes sobre o ensino bilíngue apresentadas nos documentos oficiais brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parecer CNE/CEB nº 2/2020; 2) Investigar as abordagens pedagógicas utilizadas pelas escolas particulares de João Pessoa na implementação do ensino bilíngue; e 3) Demonstrar e comparar as metodologias utilizadas pelas escolas bilíngues com as diretrizes do Parecer CNE/ CEB nº 2/2020. O aporte teórico do trabalho utiliza as contribuições de Leffa (1988); Larsen – Freeman (2000); Brown (2007); Polidório (2014) e Oliveira (2014) no que se refere aos métodos e abordagens de ensino de língua inglesa, bem como os conceitos de bilinguismo por Bloomfield (1933); Haugen (1953); Titone (1972); Hamers e Blanc (2000); Macnamara (1967); Savedra (2009); Butler e Hakuta (2004) e Wei (2000) A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva e utilizou como base informações coletadas em sites das escolas, trabalhos acadêmicos, documentos oficiais e jornais digitais, visando entender as práticas de ensino bilíngue em relação às regulamentações vigentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcântara, Pedro (2024) TCC.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons