Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Ariana Charlene-
dc.date.accessioned2025-02-26T14:49:36Z-
dc.date.available2025-02-26T14:49:36Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33780-
dc.description.abstractThis work deals with the history of inclusive education in Brazil, as well as its advances and challenges. Therefore, it is justified to seek to better understand the trajectory of inclusion, so that from this understanding we can have a new look that values and respects differences. This is a bibliographical research that has the following objectives: to verify the paradigms that guided inclusive education policies in Brazil, identifying the current laws that guide them, in addition to their challenges. To subsidize the work, we used the author Maria Tereza Mantoan (2003) as one of the main sources of readings, in addition to analyzing, among other laws, especially the Law of Guidelines and Bases (LDB 1996) and the Brazilian Law of Inclusion (LBI 2015 ). Considering the historical context and legislation on inclusive education, it is concluded that many advances have already been made and they were very significant. However, collaborative work is still necessary, especially in the educational field, which can actually welcome everyone, offering the same learning opportunities and without any type of prejudice, segregation or differentiation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-02-26T14:49:36Z No. of bitstreams: 1 ARIANA CHARLENE RODRIGUES 2023 01.pdf: 750509 bytes, checksum: 1db5b87ac04f12697d083be0786458d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T14:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARIANA CHARLENE RODRIGUES 2023 01.pdf: 750509 bytes, checksum: 1db5b87ac04f12697d083be0786458d6 (MD5) Previous issue date: 2023-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvançospt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleUm olhar histórico sobre a educação inclusiva no Brasil: avanços e desafiospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Maurício Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729971388741189pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da história da educação inclusiva no Brasil, bem como seus avanços e desafios. Sendo assim, tem como justificativa buscar entender melhor a trajetória da inclusão, para que a partir desse entendimento possamos ter um novo olhar que valorize e respeite as diferenças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivos determinados: verificar os paradigmas que nortearam as políticas da educação inclusiva no Brasil, identificando as leis vigentes que as orientam, além de seus desafios. Para subsidiar o trabalho, utilizamos como uma das principais fontes de leituras a autora Maria Tereza Mantoan (2003), além de analisar, entre outras leis, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 1996) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI 2015). Considerando o contexto histórico e as legislações da educação inclusiva, conclui-se que muitos avanços já foram realizados e foram bem significativos. No entanto, ainda se faz necessário um trabalho colaborativo, principalmente no âmbito educacional, que consiga de fato acolher todos e todas ofertando as mesmas oportunidades de aprendizagem e sem nenhum tipo de preconceito, segregação ou diferenciação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIANA CHARLENE RODRIGUES 2023 01.pdf732,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.