Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33783
Tipo: TCC
Título: A jornada da mitose: proposta de jogo didático como recurso para o ensino sobre mitose nas aulas de biologia do ensino médio
Autor(es): Duarte, Maycon Gleydson Silva
Primeiro Orientador: Corrêa, André Luis
Resumo: A educação brasileira passa atualmente por alguns dilemas como baixo rendimento e desmotivação dos alunos com o processo de ensino, devido a maioria das aulas ainda ser carregada pelos métodos tradicionais, estampados nas aulas expositivas, que, sozinhas, não conseguem suprir à necessidade do alunado atual. Além disso, se tratando da Biologia, diversos conteúdos são tidos como difíceis de serem assimilados, como é o exemplo do processo de divisão celular por Mitose, ditos complexos e abstratos. Nesse sentido, o intuito principal desse estudo foi analisar a contribuição do jogo pedagógico “A Jornada da Mitose”, desenvolvido pelo autor, como um recurso facilitador da aprendizagem do conteúdo sobre Mitose, comumente presente nos currículos de Biologia das escolas de Ensino Médio. De forma mais específica objetivou verificar os impactos da aplicação desse recurso pedagógico na aprendizagem do conteúdo sobre a Mitose e avaliar a aceitação dos alunos quanto ao uso de jogos pedagógicos em aulas de Biologia. Esta pesquisa consistiu em um estudo de campo e de caráter descritivo e a análise dos dados ocorreu de forma qualitativa. Esta pesquisa ocorreu através das seguintes etapas: I. Aplicação prévia de Questionário de Sondagem; II. Ministração de aulas expositivas sobre o conteúdo; III. Aplicação do jogo “A jornada da Mitose”; IV. Aplicação dos questionários de Verificação de Aprendizagem e Usabilidade do Jogo. Após análise dos questionários verificou-se que o jogo “A jornada da Mitose” pode ter sido um recurso que favoreceu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que eles aprenderam coisas novas, além de ter se demonstrado um recurso que motiva e incentiva os alunos a aprenderem o restante dos conteúdos da Biologia. Pode-se inferir que os jogos são recursos importantes para o processo de ensino aprendizagem pois conseguem diversificar as modalidades didáticas utilizadas pelos professores, transcendendo o modelo tradicional.
Abstract: Brazilian education is currently experiencing some dilemmas such as low performance and students' lack of motivation in the teaching process due to most classes still being conducted using traditional methods, seen in expository classes, which, alone, cannot meet the needs of current students. Furthermore, when it comes to Biology, several contents are considered difficult to assimilate, such as the process of cell division through Mitosis, which are said to be complex and abstract. In this sense, the aim of this study was to analyze the contribution of the pedagogical game “A Jornada da Mitose”, developed by the author, as a resource that facilitates the learning of content about Mitosis, commonly present in the biology curricula of high schools. More specifically, it aimed to verify the impacts of applying this pedagogical resource on learning content about Mitosis and evaluate students' acceptance of the use of pedagogical games in Biology classes. This research consisted of a field study of a descriptive nature and data analysis occurred in a qualitative way. This research took place through the following stages: I. Previous application of a Survey Questionnaire; II. Teaching expository classes on the content; III. Application of the game “A Jornada da Mitose”; IV. Application of the Game Learning and Usability Verification questionnaires. After the questionnaires analyze, it was found that the game “A Jornada da Mitose” may have been a resource that favored student learning, as they learned new things, in addition to proving to be a resource that motivates and encourages students. to learn the rest of the biology contents. It can be inferred that games are important resources for the teaching-learning process as they can diversify the teaching modalities used by teachers, transcending the traditional model.
Palavras-chave: Jogos pedagógicos - Recurso didático
Mitose
Ensino de biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33783
Data do documento: 27-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGSD26022025_EaD_BIO .pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.