Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33788
Tipo: | TCC |
Título: | Descobrindo caminhos para a educação em HIV e AIDS: um olhar sobre a formação inicial docente em Ciências e Biologia na UFPB |
Autor(es): | Costa, José Lucas Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Dejani, Naiara Naiana |
Primeiro Coorientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
Resumo: | Refletir sobre a formação inicial dos professores de Ciências Biológicas nos leva a considerar os desafios de preparar futuros educadores, especialmente em um cenário de desvalorização da educação e de seus profissionais. As escolas podem desempenham um papel crucial na disseminação de conhecimento, habilidades e atitudes fundamentais sobre HIV e Aids para milhões de alunos, posicionando-as na linha de frente no combate à epidemia de HIV e Aids. O estudo objetivou investigar como a formação inicial de professores de Ciências e Biologia da Universidade Federal da Paraíba prepara os discentes para abordar o tema HIV e Aids. A coleta de dados foi realizada por meio de duas estratégias complementares: análise documental das ementas das disciplinas e, aplicação de questionários a discentes concluintes. Participaram 17 discentes da licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com idades entre 22 e 47 anos, sendo 64,7% pardos, sexo feminino (64,7%) e heterossexual (70,6%). Destes, 12 estudantes (70,6%) informaram que se sentem pouco preparados para lidar com esse tema com base na formação que receberam durante a graduação e cinco estudantes (29,4%) se sentem nada preparados. De forma geral, os discentes informaram que adquiriram conhecimento sobre a temática através de pesquisas na internet. Foram realizadas análises documentais com as ementas das disciplinas e o currículo de formação que revelaram lacunas, evidenciando a necessidade de uma abordagem mais específica e aprofundada sobre HIV e Aids. Por sua vez, a análise das respostas dos questionários utilizados, foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin e confirmaram os achados da análise do Projeto Pedagógico de Curso, indicando que a atenção limitada ao tema de HIV e Aids no currículo está refletida nas falas dos concluintes. Portanto, dada a relevância da temática, espera-se que este trabalho inspire novas pesquisas que contribuam para a construção de currículos mais inclusivos e informativos e que de fato capacitem professores para atuar de forma eficaz na resposta à epidemia do HIV e AIDS. |
Abstract: | Reflecting on the initial training of Biological Sciences teachers leads us to consider the challenges of preparing future educators, especially in a context of devaluation of education and its professionals. Schools play a crucial role in disseminating essential knowledge, skills, and attitudes about HIV and AIDS to millions of students, positioning them at the forefront of the fight against the HIV and AIDS epidemic. This study aimed to investigate how the initial training of Science and Biology teachers at the Federal University of Paraíba prepares students to address the topic of HIV and AIDS. Data collection was carried out using two complementary strategies: document analysis of course syllabi and the administration of questionnaires to graduating students. Seventeen students from the Biological Sciences teacher training program at the Federal University of Paraíba (UFPB) participated, with ages ranging from 22 to 47 years; of these, 64.7% were mixed-race, female (64.7%), and heterosexual (70.6%). Among these participants, 12 students (70.6%) reported feeling minimally prepared to address this topic based on the training they received during their studies, while five students (29.4%) felt completely unprepared. Overall, students reported acquiring knowledge on the subject mainly through internet research. Document analyses of course syllabi and the training curriculum revealed gaps, highlighting the need for a more specific and in-depth approach to HIV and AIDS. Additionally, analysis of the questionnaire responses, conducted through Bardin's Content Analysis, confirmed the findings of the Course Pedagogical Project analysis, indicating that the limited attention to the topic of HIV and AIDS in the curriculum is reflected in the graduates' responses. Therefore, given the relevance of the topic, it is hoped that this work will inspire further research contributing to the construction of more inclusive and informative curricula that genuinely equip teachers to respond effectively to the HIV and AIDS epidemic. |
Palavras-chave: | Formação de professores - Ciências Biológicas Educação e Saúde - Biologia HIV AIDS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33788 |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JLFC26022025.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.