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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33789
Tipo: TCC
Título: Conservação de tubarões e raias na educação básica: a importância dos seus aspectos biológicos para a sua preservação
Autor(es): Negreiros, Maria Gabriela Vidal de
Primeiro Orientador: Silva, João Paulo Capretz Batista da
Resumo: A relação entre educação e conservação dos tubarões e raias é crucial para a preservação dos ecossistemas marinhos. No livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, o autor destaca a necessidade de uma abordagem participativa e crítica, envolvendo a comunidade no processo de aprendizagem e conscientização sobre questões ambientais. Os tubarões e as raias pertencem à subclasse Elasmobranchii, um grupo de animais vertebrados conhecido como peixes cartilaginosos. Este grupo é caracterizado por uma linhagem evolutiva antiga e por poucas alterações morfológicas, o que os torna bem adaptados ao seu habitat. Atualmente, existem cerca de 1.237 espécies de elasmobrânquios, que podem ser encontradas em ambientes de água doce, como rios e lagos, bem como em áreas costeiras e oceânicas. Os tubarões e raias desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar marinha, atuando como predadores que controlam as populações de outros vertebrados e invertebrados marinhos. A sobrevivência desses animais é vital para a manutenção do ecossistema marinho. Infelizmente, a pesca excessiva tem aumentado gradativamente, tornando muitas espécies de elasmobrânquios ameaçadas de extinção em todo o mundo. No Brasil, existem cerca de 180 espécies conhecidas de tubarões e raias, das quais aproximadamente 100 podem estar sendo impactadas direta ou indiretamente pela pesca comercial. Diante dessa realidade, a pesquisa tem como objetivo conscientizar estudantes sobre a importância da conservação de tubarões e raias, abordando as práticas pesqueiras que impactam negativamente esses animais e a falta de medidas de proteção eficazes. O estudo incluiu visitas à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Antônia Rangel de Farias”, localizada no bairro da Torre em João Pessoa/PB. Durante as visitas, foram desenvolvidas atividades como palestras e oficinas pedagógicas direcionadas às turmas de 3ª série do ensino médio.
Abstract: The relationship between education and conservation of sharks and rays is crucial for the preservation of marine ecosystems. In the book “Pedagogy of Autonomy” written by Paulo Freire, the author highlights the need for a participatory and critical approach, involving the community in the process of learning and raising awareness about environmental issues. Sharks and rays belong to the subclass Elasmobranchii, a group of vertebrate animals known as cartilaginous fishes. This group is characterized by an ancient evolutionary lineage and few morphological changes, which makes them well adapted to their habitat. Currently, there are about 1,237 species of elasmobranchs, which can be found in freshwater environments, such as rivers and lakes, as well as in coastal and oceanic areas. Sharks and rays play a fundamental role in the marine food chain, acting as predators that control the populations of other marine vertebrates and invertebrates. The survival of these animals is vital for the maintenance of the marine ecosystem. Unfortunately, overfishing has gradually increased, making many elasmobranch species endangered worldwide. In Brazil, there are approximately 180 known species of sharks and rays, of which approximately 100 may be directly or indirectly impacted by commercial fishing. Given this reality, this research aims to raise awareness among students about the importance of shark and ray conservation, addressing fishing practices that negatively impact these animals and the lack of effective protective measures. The study included visits to the “Professora Antônia Rangel de Farias” State Elementary and High School, located in the Torre neighborhood of João Pessoa/PB. During the visits, activities such as lectures and educational workshops were developed for 3rd grade high school students.
Palavras-chave: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Elasmobrânquios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33789
Data do documento: 1-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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