Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Maria Cristiane Lucas-
dc.date.accessioned2018-02-06T15:01:34Z-
dc.date.available2013-10-23-
dc.date.available2018-02-06T15:01:34Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3378-
dc.description.abstractThis paper presents a discussion about the importance of affectivity in the relationship between teacher and child in preschool, pointing to evidence that affectivity can determine a child's success in school and in later life, so affectivity can not be ignored in the school environment, since it is present in humans since birth, but is a condition that does not appear ready but is being constructed in everyday relationships, hence the need for preschool educators of children provide one welcoming environment, recognizing that affectivity can interfere positively to the development of the child. The main objectives of the study were to analyze the importance of affectivity in the relationship between teacher and children and how it helps in the process of adaptation and survival in pre-school, and how this relationship contributes to the development of the child and occur as affective relationships in preschool. Because it is a literature, this study supported their studies seeking a foundation in theoretical as Piaget, Wallon, Cury. Freire, Chalita, among others and production results were consulted works related to the subject of books, journals and web pages, that comment link affectivity as indispensable to the act of educating. The results show the need for the educator to expand their knowledge about affection, constantly reflect on their practice, seeking greater training regarding the administration of human conflict for coping with children, providing the same conditions so they feel- be able to face the challenges of life by raising their self-esteem and confidence in yourself and understand that affectivity is an act of respect and above all love, because education can not exist without love.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-06T15:01:34Z No. of bitstreams: 1 MCLX23102013.pdf: 345016 bytes, checksum: 0c5b4e2623979d6fb10e324bd448b8f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-06T15:01:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCLX23102013.pdf: 345016 bytes, checksum: 0c5b4e2623979d6fb10e324bd448b8f7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da afetividade nos processos de adaptação e vivência na pré-escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Nayara Tatianna Santos da-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito da importância da afetividade na relação entre professor e a criança da pré-escola, apontando para constatação de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura, portanto a afetividade não pode ser ignorada no ambiente escolar, uma vez que está presente no ser humano desde o seu nascimento, porém é uma condição que não aparece pronta e sim vai sendo construídas nas relações cotidianas, por isso a necessidade dos educadores da pré-escola proporcionarem as crianças um ambiente acolhedor, reconhecendo que a afetividade pode interferir de maneira positiva para o desenvolvimento integral da criança. Os principais objetivos da pesquisa foram analisar a importância da afetividade na relação entre o professor e as crianças e de que forma a mesma auxilia no processo de adaptação e vivência na pré-escola, e de que maneira esta relação contribui para o desenvolvimento da criança e como ocorrem as relações afetivas na pré-escola. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho apoiou seus estudos buscando uma fundamentação em teóricos como: Piaget, Wallon, Cury. Freire, Chalita, entre outros e para produção dos resultados foram consultadas obras relacionadas ao assunto em livros, periódicos e páginas da internet, que comentam apontam a afetividade como sendo indispensável ao ato de educar. Os resultados mostram a necessidade de o educador ampliar seus conhecimentos sobre afetividade, refletir constantemente sobre sua prática pedagógica, buscando uma maior formação no que diz respeito a administração de conflitos humanos para saber lidar com as crianças, propiciando as mesmas condições para que elas sintam-se capazes para enfrentar os desafios da vida elevando sua autoestima e sua confiança em si mesmo, bem como entendam que a afetividade é um ato de respeito e acima de tudo amor, pois não pode existir educação sem amor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCLX23102013.pdf336,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.