Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33798
Tipo: | TCC |
Título: | Estratégias de alfabetização e letramento apontadas em estudos científicos de língua espanhola para crianças com TEA |
Autor(es): | Silva, Lícia Cristina de Lima Santino da |
Primeiro Orientador: | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo |
Resumo: | A inclusão escolar de crianças com TEA exige adaptações pedagógicas que respeitem suas necessidades individuais e cognitivas, visto que os métodos tradicionais tem demostrado não ser eficazes para esse público. Este trabalho tem como objetivo analisar em estudos acadêmicos as estratégias de alfabetização e letramento voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa destaca a importância de práticas educacionais inclusivas e aponta estratégias que envolvem o uso de recursos tecnológicos adaptados, métodos pedagógicos específicos e a personalização do ensino. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual foram examinadas as estratégias de alfabetização e letramento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de estudos brasileiros e de língua espanhola disponibilizados em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo, CAPES Periódicos, Revista Brasileira de Educação Especial e Banco de Teses e Dissertações, priorizando trabalhos publicados nesta última década. A revisão bibliográfica foi realizada entre maio e setembro deste ano. A base teórica foi elaborada a partir de estudos que investigam estratégias pedagógicas voltadas para a alfabetização e letramento de crianças com (TEA). Estes estudos buscam contribuir para o avanço das práticas pedagógicas inclusivas, promovendo equidade no ensino e o direito à educação de qualidade para todos. Nesse sentido, foram utilizados como referencial teórico autores como Segura (2020), Gualán (2021), Guanoluisa, Álvarez Mérida, Izurieta Mena e Paredes Morales (2021), Zambrano Montes, Lubis Carmita, Saltos Intriago e Claudia Monserrate (2021), Rodríguez Sánchez, Rodríguez Pérez e García Navarro (2018), Sundarine Rodríguez e Pamela Pimentel (2020), entre outros. |
Abstract: | La inclusión escolar de niños con TEA exige adaptaciones pedagógicas que respeten sus necesidades individuales y cognitivas, dado que los métodos tradicionales han demostrado no ser eficaces para este público. Este trabajo tiene como objetivo analizar en estudios académicos las estrategias de alfabetización y lectoescritura dirigidas a niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA). La investigación destaca la importancia de prácticas educativas inclusivas y señala estrategias que implican el uso de recursos tecnológicos adaptados, métodos pedagógicos específicos y la personalización de la enseñanza. La metodología utilizada consistió en una revisión bibliográfica, en la cual se examinaron las estrategias de alfabetización y lectoescritura de niños con Trastorno del Espectro Autista (TEA) a partir de estudios brasileños y de lengua española disponibles en bases de datos como Google Académico, Scielo, CAPES Periódicos, Revista Brasileña de Educación Especial y Banco de Tesis y Disertaciones, priorizando trabajos publicados en la última década. La revisión bibliográfica se llevó a cabo entre mayo y septiembre de este año. La base teórica se elaboró a partir de estudios que investigan estrategias pedagógicas dirigidas a la alfabetización y lectoescritura de niños con (TEA). Estos estudios buscan contribuir al avance de las prácticas pedagógicas inclusivas, promoviendo equidad en la enseñanza y el derecho a una educación de calidad para todos. En este sentido, se utilizaron como referencia teórica autores como Segura (2020), Gualán (2021), Guanoluisa, Álvarez Mérida, Izurieta Mena y Paredes Morales (2021), Zambrano Montes, Lubis Carmita, Saltos Intriago y Claudia Monserrate (2021), Rodríguez Sánchez, Rodríguez Pérez y García Navarro (2018), Sundarine Rodríguez y Pamela Pimentel (2020), entre otros. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Estratégias de alfabetização e letramento Inclusão Trastorno del Espectro Autista (TEA) Estrategias de alfabetización y letramiento Inclusión |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33798 |
Data do documento: | 18-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Licia (2024) TCC.pdf | 785,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons