Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33801
Tipo: | TCC |
Título: | A oralidade em sala de aula : percepções de professores de espanhol como língua estrangeira atuantes no ensino médio na cidade de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Arruda, Jaqueline de Almeida |
Primeiro Orientador: | Silva, Carolina Gomes da |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como finalidade investigar como os professores de língua espanhola na rede pública estadual de ensino em João Pessoa – PB enxergam a utilização da oralidade como ferramenta pedagógica em sala de aula. Com isso, objetivou-se observar como a oralidade é vista na práxis docente dos profissionais, buscando-se discutir as suas influências sobre as percepções e crenças dos professores. Para uma maior compreensão sobre a importância e o tratamento da oralidade como meio de interação e de comunicação no contexto escolar, esta pesquisa utilizou, como aporte teórico, estudos como os de Marcuschi (2010), Chaer e Guimarães (2012) e Santos e Farago (2015), que versam sobre a oralidade em língua materna. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa com viés exploratório, pois se utilizou, para a coleta dos dados, um questionário semiestruturado desenvolvido por meio da plataforma online do Google Forms. O questionário foi enviado via aplicativo WhatsApp para cinco professores de espanhol como língua estrangeira atuantes no Ensino Médio da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que, embora os professores participantes percebam a oralidade como uma prática importante e ainda que a maioria deles desenvolva o seu trabalho em suas aulas de espanhol, essa habilidade ainda ocupa um espaço restrito no ensino atual. Portanto, conclui-se que é urgente e necessário que haja uma atenção maior a recair sobre esta prática que advenha não apenas da escola, mas também de todos os professores, independentemente da sua área de atuação, haja vista que a oralidade é um componente mais que imprescindível no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e precisa, por isso, ser do interesse de todos. |
Abstract: | RESUMEN Este trabajo de fin de curso tuvo como finalidad investigar cómo los profesores de lengua española de la red de educación pública estatal de João Pessoa – PB ven el uso de la oralidad como herramienta pedagógica en el aula. Con esto, el objetivo fue observar cómo la oralidad es vista en la praxis docente de los profesionales y discutir sus influencias en las percepciones y creencias de estos profesores. Para una mayor comprensión de la importancia y el tratamiento de la oralidad como medio de interacción y comunicación en el contexto escolar, esta investigación utilizó como aporte teórico estudios como los de Marcuschi (2010), Chaer y Guimarães (2012) y Santos y Farago (2015), que abordan la oralidad en la lengua materna. La metodología utilizada se caracteriza por ser cualitativa con sesgo exploratorio, ya que para la recogida de datos se utilizó un cuestionario semiestructurado elaborado a través de la plataforma online Google Forms. El cuestionario fue enviado vía WhatsApp a cinco profesores de español como lengua extranjera que trabajan en escuelas secundarias de la red pública estatal en la ciudad de João Pessoa – PB. Los resultados obtenidos en la investigación mostraron que, aunque los profesores participantes perciben la expresión oral como una práctica importante y aunque la mayoría de ellos desarrollan en sus clases de español, esta habilidad aún ocupa un espacio restringido en la enseñanza actual. Por lo tanto, se concluye que es urgente y necesario que se preste mayor atención a esta práctica, lo que proviene no sólo de la escuela, sino también de todos los docentes, independientemente de su área de especialización, dado que la oralidad es un componente más que esencial en el proceso de enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera y por lo tanto debe ser del interés de todos. |
Palavras-chave: | Oralidade Escola Língua espanhola Oralidad Escuela Lengua española |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33801 |
Data do documento: | 14-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARRUDA, Jaqueline (2024) - TCC.PDF | 927,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons