Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33809
Tipo: Dissertação
Título: Muito além do que se vê : representação imagética das xilogravuras de Nena Borges
Autor(es): Chagas, Allini Paulini Nascimento Silva
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
Resumo: Esta pesquisa debruça-se sobre a representação temática da informação imagética, mediante a análise das xilogravuras de Graciete Correia Borges, artisticamente conhecida como Nena Borges, a mais antiga Xilógrafa em atividade no Estado de Pernambuco. Para nortear o presente estudo, evidencia-se como ponto de partida o seguinte questionamento: como são representadas as temáticas das xilogravuras de Nena Borges? Esse cenário permite delimitar como objetivo geral, analisar as temáticas retratadas nas xilogravuras, experienciada nos três níveis de análise da imagem do método iconológico proposto por Erwin Panofsky. De forma mais específica os objetivos visam: Identificar os elementos que compõem estruturalmente as obras em análise a partir do nível pré-iconográfico; descrever a simbologia dos elementos e cenários identificados sob o prisma do nível iconográfico; contextualizar os aspectos históricos e culturais que caracterizam as temáticas das xilogravuras analisadas, com suporte do nível iconológico. Referencialmente, o arcabouço teórico se fundamenta no âmbito da representação temática e imagética da informação. Quanto ao percurso metodológico, este estudo configura-se objetivamente como uma pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, que envolve uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, numa perspectiva documental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a análise documental nas xilogravuras produzidas pela artista, disponíveis em formato online na plataforma Instagram. Os resultados expressam que a metodologia aplicada possibilitou uma análise mais aprofundada e interdisciplinar acerca dos assuntos contidos nas obras xilográficas. Ao realizar a descrição dos elementos e a interpretação, com base em fontes históricas, sociais e políticas, foi possível encontrar as respectivas temáticas representadas pela cultura popular: dança, brincadeira, música, tradições e figuras folclóricas. Concluindo, deste modo, que a xilogravura é uma fonte de informação imagética relevante para o processo representativo das manifestações culturais, especialmente no Nordeste brasileiro, onde cada traço talhado compõe uma figura que retrata a memória, os costumes e a construção identitária do seu povo.
Abstract: This research focuses on the thematic representation of image information, through the analysis of woodcuts by Graciete Correia Borges, artistically known as Nena Borges, the oldest woodcut artist in activity in the State of Pernambuco. To guide this study, the following question stands out as a starting point: how are the themes of Nena Borges' woodcuts represented? This scenario allows us to define the general objective of analyzing the themes portrayed in the woodcuts, experienced in the three levels of image analysis of the iconological method proposed by Erwin Panofsky. More specifically, the objectives aim to: Identify the elements that structurally make up the works under analysis from the pre-iconographic level; describe the symbology of the elements and scenarios identified from the perspective of the iconographic level; contextualize the historical and cultural aspects that characterize the themes of the woodcuts analyzed, supported by the iconological level. Referentially, the theoretical framework is based on the thematic and imagery representation of information. Regarding the methodological path, this study objectively configures itself as a descriptive research of a bibliographic nature , which involves a qualitative approach of an applied nature, from a documentary perspective. As a data collection instrument, documentary analysis was used on the woodcuts produced by the artist, available in online format on the Instagram platform. The results express that the applied methodology enabled a more in-depth and interdisciplinary analysis of the subjects contained in the woodcut works. By describing the elements and interpreting them, based on historical, social and political sources, it was possible to find the respective themes represented by popular culture: dance, games, music, traditions and folkloric figures. Concluding, therefore, that the woodcut is a source of image information relevant to the representative process of cultural manifestations, especially in the Brazilian Northeast, where each carved feature makes up a figure that portrays the memory, customs and identity construction of its people.
Palavras-chave: Representação temática da informação
Representação imagética
Xilogravura
Nena Borges
Thematic representation of information
Image representation
Woodcut
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33809
Data do documento: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlliniPauliniNascimentoSilvaChagas_Dissert.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons