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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33813
Tipo: | Dissertação |
Título: | A saúde mental de estudantes de pós-graduação no contexto da pandemia da covid-19 : uma revisão de escopo |
Autor(es): | Souza, Breno Estevam Silva de |
Primeiro Orientador: | Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 teve grande impacto na saúde pública, resultando em mudanças significativas em várias dimensões da sociedade, influenciando a forma como as pessoas percebem o mundo. As implicações sociais da pandemia envolvem alterações na vida cotidiana das populações, implicações nas relações interpessoais nas famílias, nas escolas e nos ambientes de trabalho. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de identificar e mapear as evidências científicas sobre a saúde mental dos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) durante a pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão de escopo. Trata-se de uma revisão de escopo, desenvolvida de acordo com as orientações do Manual do Instituto Joanna Briggs e registrado na Open Science Framework (DOI: https://osf.io/jbem6). Para a criação da pergunta da pesquisa foi utilizado o acrônimo PCC (population, concept e context). Portanto, “population (P)” foi definido como estudantes da pós-graduação Stricto sensu – mestrado e doutorado, enquanto “concept (C)” foi determinado como saúde mental, onde iremos abordar as psicopatologias que mais acometeram esta população. Por último, definiu-se o “context (C)” para englobar os estudos que discutam sobre saúde mental em estudantes da pós-graduação durante o período da pandemia de COVID-19, para que, a partir disso, obtenhamos a resposta da seguinte questão: “Quais as evidências científicas da pandemia da COVID-19 relacionadas a saúde mental dos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)?”. A coleta dos dados foi realizada nas bases PubMed via MEDLINE, Web of Science, SciVerse Scopus (Elsevier), Embase, PsycINFO, LILACS via BVS, ProQuest Dissertations & Theses Global e Google Scholar em julho de 2023. Para a organização do banco de dados gerados na revisão utilizamos o software Rayyan, no qual ocorreram a remoção das duplicidades, seguido das fases de leitura de título e resumo e de texto completo, orientados pelos critérios de inclusão definidos no protocolo, e o preenchimento de um formulário contendo informações básicas sobre os estudos elegíveis. Todo processo foi realizado com cegamento do software ativado e de forma pareada, procedendo a coleta de forma independente, conforme recomendações do manual JBI. O processo de seleção e a apresentação dos resultados seguiu as diretrizes PRISMA-ScR. O processo de coleta nas bases de dados resultou em 2.575 artigos, destes artigos, 23 foram selecionados para compor a revisão. Os estudos foram realizados em sua maioria na América do Norte (Estados Unidos 39,13%) e China com (17,39%), (totalizando 56,52% dos estudos; publicados em sua maioria nos anos de 2022 e 2023, os desenhos de estudo mais frequentes foram transversais (91,3%). A maioria dos estudos aborda perfil epidemiológico (transtornos mentais mais frequentes) e fatores associados, principais dificuldades dos estudantes de pós-graduação no período da pandemia, práticas de autocuidado e utilização de serviços de saúde. Os principais resultados apresentam aumento da prevalência de transtornos mentais e fatores associados durante a pandemia da COVID-19; o sofrimento psíquico aumentou ao longo das três fases da pandemia da COVID-19; houve aumento em graus variados de ansiedade e depressão. A impossibilidade de dar continuidade aos trabalhos acadêmicos influenciou no aumento da ansiedade e diminuição da motivação. A satisfação com a vida e a felicidade foram associadas positivamente ao otimismo sobre o futuro durante a pandemia de COVID-19, e negativamente a depressão e estresse. Conclui-se que a pandemia de COVID-19 não apenas intensificou desafios preexistentes à saúde mental de estudantes de pós-graduação, mas também revelou a necessidade urgente de estratégias de apoio adaptativas e inclusivas, capazes de atender às diversas necessidades deste grupo durante e além de períodos de crise global. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic had a significant impact on public health, resulting in substantial changes across various dimensions of society and influencing how people perceive the world. The social implications of the pandemic involve alterations in the daily lives of populations and implications for interpersonal relationships within families, schools, and workplaces. Accordingly, this study aims to identify and map scientific evidence regarding the mental health of graduate students (master's and doctoral) during the COVID-19 pandemic through a scoping review. This scoping review was developed in accordance with the guidelines of the Joanna Briggs Institute Manual and registered on the Open Science Framework (DOI: https://osf.io/jbem6). To formulate the research question, the PCC acronym (population, concept, and context) was used. Therefore, "population (P)" was defined as graduate students (master's and doctoral), while "concept (C)" was determined to be mental health, where we will address the psychopathologies that most affected this population. Finally, the "context (C)" was defined to encompass studies discussing mental health among graduate students during the COVID-19 pandemic, in order to answer the following question: "What are the scientific evidence related to the mental health of graduate students (master's and doctoral) during the COVID-19 pandemic?" Data collection was conducted in July 2023 from databases such as PubMed via MEDLINE, Web of Science, SciVerse Scopus (Elsevier), Embase, PsycINFO, LILACS via BVS, ProQuest Dissertations & Theses Global, and Google Scholar. For organizing the database generated during the review, we used the Rayyan software, which facilitated the removal of duplicates, followed by title and abstract screening and full-text reading, guided by the inclusion criteria defined in the protocol. A form containing basic information about the eligible studies was filled out, and all processes were conducted with software blinding activated and independently, as recommended by the JBI manual. The selection process and results presentation followed the PRISMA-ScR guidelines. The database search process resulted in 2,575 articles, of which 23 were selected for the review. The majority of studies were conducted in North America (United States 39.13%) and China (17.39%), totaling 56.52% of the studies. Most were published in 2022 and 2023, and the most frequent study designs were cross-sectional (91.3%). The studies mainly addressed the epidemiological profile (most frequent mental disorders) and associated factors, primary challenges faced by graduate students during the pandemic, self-care practices, and the use of health services. The key findings show an increase in the prevalence of mental disorders and associated factors during the COVID-19 pandemic. Psychological distress increased over the three phases of the COVID-19 pandemic, with varying degrees of increased anxiety and depression. The inability to continue academic work influenced increased anxiety and decreased motivation. Life satisfaction and happiness were positively associated with optimism about the future during the COVID-19 pandemic and negatively associated with depression and stress. It is concluded that the COVID-19 pandemic not only intensified preexisting challenges to the mental health of graduate students but also revealed the urgent need for adaptive and inclusive support strategies capable of meeting the diverse needs of this group during and beyond global crises. |
Palavras-chave: | Saúde mental Programas de pós-graduação em saúde COVID-19 Pandemias Esgotamento emocional Mental health Health postgraduate programs Pandemics Psychological distress |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Odontologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33813 |
Data do documento: | 20-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
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