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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33818
Tipo: | Tese |
Título: | Samba de Véio da Ilha do Massangano: quando a terra treme |
Autor(es): | Barbosa, Alan Silva |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes |
Resumo: | O Samba de Véio é a forma espetacularizada do Samba de Rancharia – deslocamento do reisado, que acontece na Ilha do Massangano em Petrolina-PE no mês de janeiro e que tem o samba como sua música. O Samba de Véio surge como um desdobramento do Samba de Rancharia, incentivado por ações midiáticas que tinham como objetivo registrar e veicular programas de vídeo apresentando as interações entre comunidades rurais, festas de colheita e celebrações ribeirinhas. Diante disso, o samba tocado e dançado em janeiro no reisado, já deslocado como Samba de Rancharia pela comunidade surge na mídia, formatado e adequado aos elementos comerciais, com o nome de Samba de Véio, devido aos integrantes do grupo serem pessoas adultas e/ou idosas. Esta é uma pesquisa etnográfica com observação participante, conduzida no período de novembro de 2020 a julho de 2023. A dimensão epistemológica e teórica da tese recorreu aos estudos sobre performance musical, identidade, território e territorialidade, articulando áreas como etnomusicologia, antropologia e sociologia. Assim, esta tese discute como a performance musical do Samba de Véio da Ilha do Massangano articula elementos de identidade cultural da população massangana. Buscando as possíveis respostas para a questão apresentada, adentro ao território, literalmente, pois durante o trabalho de campo adquiri uma casa na ilha. Fato este que alterou a metodologia destinada a pesquisa, mas, que também apresentou algumas problemáticas na interpretação dos dados. Logo, o pesquisador, agora morador e vizinho dos sambistas, vivenciou essa dualidade. Diante disso, a tese se debruça sobre as problemáticas das interferências midiáticas e da espetacularização do Samba de Véio propondo, a partir da etnomusicologia, problematizar os registros sonoros feitos em estúdio da manifestação, as interferências político-partidárias e, sobretudo, algumas invisibilidades, por exemplo, as mulheres no samba que, mesmo tendo papel importante na manutenção da manifestação, não têm lugar de destaque nas pesquisas e estudos sobre o Samba de Véio. |
Abstract: | Samba de Véio is a spectacularized form of Samba de Rancharia – originated from reisado, which takes place on Massangano Island in Petrolina-PE in January and which has samba as its music. Samba de Véio appears as an outspread of Samba de Rancharia, encouraged by media actions that aimed to record and broadcast video programs presenting interactions between rural communities, harvest festivals and riverside celebrations. In view of this, the samba played and danced in January at the reisado, now known as Samba de Rancharia by the community, appears in media, formatted and suitable for commercial elements, with the name Samba de Véio, due to the members of the group being adults and/or elderly. This is an ethnographic research with participant observation, conducted from November 2020 to July 2023. The epistemological and theoretical dimension of the thesis used studies on musical performance, identity, territory and territoriality, articulating areas such as ethnomusicology, anthropology and sociology. Thereby, this thesis discusses how the musical performance of Samba de Véio from Massangano Island articulates elements of cultural identity from Massangano population. Searching for possible answers to the question presented, I literally entered the territory, as during fieldwork I acquired a house on the island. This fact changed the methodology used for the research, but also presented some problems in data interpretation. Therefore, the researcher, now a resident and neighbor of the samba dancers, experienced this duality. In view of this, the thesis focuses on the problems of media interference and the spectacularization of Samba de Véio, proposing, from ethnomusicology, to problematize the sound recordings made in the demonstration's studio, the political partisan interference and, above all, some invisibilities, for example, women in samba who, despite having an important role in maintaining the manifestation, do not have a prominent place in research and studies on Samba de Véio. |
Palavras-chave: | Samba Samba de Véio Performance musical Musical performance |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33818 |
Data do documento: | 29-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
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