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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33819
Tipo: | Tese |
Título: | Cursos de música popular em universidades públicas brasileiras: realidades, perspectivas e diretrízes |
Autor(es): | Dantas, Leonardo Meira |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Luis Ricardo Silva |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo compreender as estruturas e as principais bases teóricas e metodológicas que têm alicerçado as propostas pedagógicas e as práxis educacionais dos cursos de graduação em música popular em universidades públicas do Brasil. A pesquisa que dá suporte ao trabalho foi de caráter qualitativo e teve como instrumentos de coleta de dados pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O universo da estudo foi constituído por cursos de música popular (bacharelado e licenciatura), em atividade, oferecidos atualmente no Brasil nas seguintes instituições: UNICAMP, UNIRIO, UNESPAR, UFPB, UFMG, UFRGS, UFPEL, UFRN, UFRB, UFG. O trabalho contempla a identidade do ensino superior dentro das características do ensino universitário, discutindo a partir dos dilemas que atingiram e atingem essa instância de ensino ao longo do tempo, sua trajetória no Brasil, a inserção do ensino da música nessa esfera e a chegada da música popular como fenômeno mais contemporâneo. A tese apresenta, também, uma visão sobre o fenômeno música popular a partir de um caráter mais amplo, diferenciado da ideia comumente veiculada que relaciona ao processo de produção fonográfica, em que essa passa a ser a característica mais considerada dentro dos cursos que lidam com o ensino superior da música popular. O estudo também aborda modelos distintos que são utilizados nos diversos processos que caracterizam a formação do músico dentro e fora do ambiente do ensino superior. Nesse sentido, aponta para a trajetória e as características dos espaços distintos que, como instituições socialmente reconhecidas, acolheram a música popular antes da sua inserção nos cursos superiores de música oferecidos pelas instituições legitimadas, culminando com os cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas. Sobre as instituições que lidam com o ensino superior em música popular, apresenta em um primeiro momento o panorama geral sobre a realidade dos cursos existentes na atualidade e, em um segundo momento, aprofunda o debate a partir dos dados fornecidos pelas dez universidades públicas que compõem o universo de estudo desta tese. As análises realizadas evidenciam que, por um lado, os cursos de música popular têm reproduzido modelos e padrões que marcam históricamente a trajetória da formação superior em música n o Brasil. Por outro, lado, o estudo também eividencia como esses cursos ampliaram positivamente o universo de música contemplado nos cursos de graduação, sobretudo no que tange à ânfase no universo da música brasileira popular. Apartir desas análises e das discussões com os autores diversos que fundamentam a estrutura desta tese, apresento, ao final, diretrizes com propostas curriculares e pedagógicas a serem incorporadas com o propósito de fortalecer a consolidação da música brasileira popular na educação superior do país. |
Abstract: | This thesis aims to understand the structures and the main theoretical and methodological bases that have underpinned the pedagogical proposals and educational praxis of undergraduate courses in popular music at public universities in Brazil. The research was qualitative in nature and used bibliographical research and documentary research as data collection tools. The study universe is made up of popular music courses (Bachelor and License Degrees) currently offered in Brazil at the following institutions: UNICAMP, UNIRIO, UNESPAR, UFPB, UFMG, UFRGS, UFPEL, UFRN, UFRB, UFG. It presents an understanding of the identity of higher education within the characteristics of university education, discussing the dilemmas that have affected and continue to affect this level of education over time, its trajectory in Brazil, the inclusion of music teaching in this sphere and the arrival of popular music as a more contemporary phenomenon. It also presents a view of the phenomenon of popular music from a broader perspective, different from the idea commonly conveyed that relates it to the process of phonographic production, where this becomes the characteristic most considered within the courses that deal with the higher education of popular music. The thesis also discusses the different models that are used in the various processes that characterize the training of musicians inside and outside the higher education environment. In this sense, it points to the trajectory and characteristics of the different spaces that, as socially recognized institutions, welcomed popular music before its inclusion in the higher music courses offered by legitimized institutions, culminating in the undergraduate courses offered by public universities. With regard to the institutions that deal with higher education in popular music, it first presents a general overview of the reality of the courses that currently exist and, secondly, deepens the debate based on the data provided by the ten public universities that make up the universe of studies in this thesis. Thus, after analyzing the data and discussing the various authors who form the basis of this thesis, at the end it presents guidelines with curricular and pedagogical proposals to be incorporated in order to strengthen the consolidation of popular Brazilian music in higher education in the country. |
Palavras-chave: | Música popular - Formação Música popular brasileira - Educação superior Universidade pública - Cursos superiores Higher education Public university Popular music Training in popular music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33819 |
Data do documento: | 31-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
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