Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33823
Tipo: | Dissertação |
Título: | O endereçamento de relevância na pesquisa produzida/orientada nos Programas de Pós-Graduação em Administração sob a luz do gerenciamento de impressões |
Autor(es): | Silva, Ricardo Dantas |
Primeiro Orientador: | Moura Junior, Pedro Jácome de |
Resumo: | O crescimento acelerado da produção de pesquisa nos ambientes dos Programas de PósGraduação (PPGs), em Administração, tem provocado um aumento na discussão sobre o gap entre rigor e relevância na pesquisa prática desenvolvida, atualmente no Brasil, e gerado questionamentos sobre a contribuição da administração para a produção de pesquisa relevante no país. Atentos a isso, propomo-nos a investigar a relação entre o endereçamento de relevância por professores dos PPGs, em Administração no Brasil, e as suas experiências profissionais nos setores acadêmico e produtivo, e analisá-la a partir da ótica da Teoria do Gerenciamento de Impressões. O alcance do objetivo geral se deu a partir da: 1) análise do perfil docente, partindo do agrupamento de suas características; 2) do relacionamento entre as experiências profissionais de mercado e na academia; e 3) das técnicas e estratégias de gerenciamento de impressão por eles utilizadas no ambiente dos PPG's. Trata-se, portanto, de uma pesquisa quantitativa, transversal, exploratória e descritiva, que buscou compreender e explicitar um fenômeno, a partir de suas características e relações, identificadas em um marco temporal específico. Foram utilizados dados secundários dos currículos lattes dos 1309 docentes vinculados a todos os Programas de Pós-Graduação em Administração, ativos no Brasil, coletados entre outubro e novembro de 2022. Os dados foram organizados em um conjunto de dados, que permitiu a análise estatística das variáveis selecionadas para o estudo. A partir dos dados, foi possível traçar um panorama sobre o perfil dos docentes vinculados aos PPGs. Foi verificada a discrepância entre experiências profissionais no setor produtivo e na academia, quando comparadas suas medidas centrais, o que foi considerado um dos principais dados do trabalho. O estudo contribui para fortalecer a discussão rigor-relevância ao evidenciar a pouca experiência prática dos docentes/pesquisadores de Administração como uma possível causa para a baixa relevância da pesquisa na área. Recomenda-se, como agenda de novas pesquisas, o acionamento desses agentes para compreensão deste cenário in loco, assim como a construção de um modelo que seja capaz de mensurar a produção relevante dos docentes, o que permitirá o enriquecimento da análise proposta. |
Abstract: | The accelerated growth in research production in postgraduate programs (PPGs) environments in Administration has led to an increase in discussions about the gap between the rigor and the relevance of practical research developed nowadays in Brazil and generating questions about the contribution of Administration for the relevant research production in the country. Aware of this, we have proposed to investigate the relationship between the addressing relevance by the teaching staff of Administration PPGs in Brazil and their professional experiences in the academic and productive sectors, and to analyze it through the Theory of Impression Management optic. The reach of the general objective happened from the 1) analysis of the professor’s profile, based on grouping their characteristics; 2) from the relationship between the professional experiences in the market and in the academy; and 3) from the techniques and strategies of the impression management used in the PPGs environment. It is, therefore, a quantitative, transverse, exploratory and descriptive research that has sought to comprehend and explain a phenomenon, through its characteristics and relations, identified in a specific time window. Secondary data from the Lattes curricula of 1309 professors linked to all postgraduate programs in administration active in Brazil, collected between October and November 2022, were used. The data were organized into a data set that has permitted the statistical analysis of the chosen variables for the study. From the data, it was possible to draw a picture when it comes to the professor’s profiles linked to the PPGs. A discrepancy between professional experiences in the productive sector and the academy was verified, when comparing their central measures, which was considered as the main data of the work. The study contributes to strengthen the rigor-relevance discussion by highlighting the little practical experience of Administration professors/researchers as a possible reason for the low relevance of research in the area. It is recommended, as an agenda of new research, triggering these agents to comprehend this scenario in loco, as well as the construction of a model that is capable of measuring the relevant production of the professors, which is going to permit the enrichment of the proposed analysis here. |
Palavras-chave: | Docentes - Pós-Graduação em Adminstração Pesquisa prática - Pós-Graduação em Administração Produção de Pesquisa- Docentes - Administração Relevance Practical research Teaching Staff Postgraduate |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33823 |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RicardoDantasSilva_Dissert.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons