Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33824
Tipo: | TCC |
Título: | League of mammals (lom): gamificação sobre mamíferos da Mata Atlântica da Paraíba |
Autor(es): | Ferreira, Gabriela Fernanda da Silva |
Primeiro Orientador: | Pinto, Pedro Cordeiro Estrela de Andrade |
Resumo: | A Mata Atlântica da Paraíba é um bioma altamente devastado e fragmentado em razão do desmatamento, agricultura e urbanização causadas pela ocupação humana. Os mamíferos presentes nessa porção da Mata Atlântica são distintos da porção sul, devido às diferenças geológicas, climáticas, das fitofisionomias e da história e evolutiva desta região. Os mamíferos que vivem nesse ambiente apresentam características ecológicas diversas (dieta, locomoção, período de atividade e tamanho). Esta diversidade é essencial para a manutenção de serviços ecossistêmicos como polinização, dispersão de sementes, controle de pragas e doenças. Contudo, em razão das contínuas pressões antrópicas, o bioma, embora ainda muito diverso, passa por um processo de defaunação. Os temas diversidade, serviços ecossistêmicos e ameaças de extinção são pouco abordados junto ao conteúdo de zoologia nos ambientes escolares, seja no ensino fundamental ou médio. Com isso, o objetivo desse trabalho foi produzir atividades didáticas para auxílio na abordagem de conteúdos do ensino de Ciências e Biologia relativos à diversidade biológica, ecologia, impactos ambientais e risco de extinção, com ênfase em mamíferos da Paraíba. O tipo de pesquisa realizada foi qualitativa com o uso de revisão bibliográfica para a obtenção dos dados das espécies de Mamíferos da Mata Atlântica da Paraíba. Ao todo, foram listadas 109 espécies de mamíferos, representadas nas peças didáticas. Foram apresentadas duas propostas de utilização do material. A primeira atividade é voltada para os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, associado ao conteúdo de Mamíferos. O material pode ser utilizado como Jogo da Memória, e vem acompanhado de atividades de avaliação de conhecimentos prévios (nuvem de palavras), e também pós-aplicação (questionário). A segunda proposta foi voltada para alunos do 2°/3° ano do Ensino Médio, com o material sendo utilizado para a montagem de dois quadros representativos da diversidade. O primeiro mostra a diversidade em um ecossistema saudável, apresentando as relações ecológicas e os serviços ecossistêmicos prestados pelos mamíferos. O segundo representa a diversidade após o impacto de ações antrópicas nas espécies e as consequências nos ecossistemas. Finalmente, abordam-se ações para mitigar estes cenários. Propomos atividades de avaliação de conhecimentos prévios a partir de um questionário e uma atividade pós-aplicação com a produção de histórias em quadrinho pelos alunos. Com isso, o intuito da utilização das peças didáticas é permitir uma abordagem mais (inter)ativa e participativa do conhecimento de mamíferos centrada na diversidade regional das espécies. Essas abordagens representam um passo inicial no desenvolvimento da sensibilização para a conservação dessas espécies. As atividades propostas foram pensadas em explorar a interação entre os alunos, o aproveitamento dos seus conhecimentos prévios, a expressão pessoal dos problemas abordados e a elaboração de soluções. |
Abstract: | The Atlantic Forest of Paraíba is a biome that has been highly devastated and fragmented due to deforestation, agriculture, and urbanization driven by human occupation. The mammals found in this region differ from those in the southern portion of the Atlantic Forest, due to geological, climatic, phytophysiognomic, historical, and evolutionary differences. These mammals exhibit diverse ecological characteristics, such as diet, locomotion, activity period, and body size. This diversity is essential for maintaining ecosystem services, including pollination, seed dispersal, and pest and disease control. However, continuous anthropogenic pressures are driving a process of defaunation in the biome, which, despite its remarkable biodiversity, is increasingly under threat. Topics such as biodiversity, ecosystem services, and threats to species extinction are rarely included in zoology content taught in schools, whether at the elementary or high school levels. This study aimed to develop educational activities to support the teaching of Science and Biology, with a focus on biological diversity, ecology, environmental impacts, and the risk of extinction, emphasizing mammals native to Paraíba. The research was qualitative in nature, employing a bibliographic review to compile data on mammal species from the Atlantic Forest in Paraíba. A total of 109 mammal species were featured in the educational materials developed. Two proposals for utilizing the materials were presented. The first activity targets 7th-grade Elementary School students and is aligned with content about mammals. It includes a Memory Game supported by activities to assess prior knowledge (using a word cloud) and a post-application questionnaire. The second activity is aimed at 2nd- and 3rd-grade High School students and involves assembling two tables representing biodiversity. The first table illustrates diversity in a healthy ecosystem, highlighting ecological relationships and ecosystem services provided by mammals. The second table represents biodiversity after the impact of human actions, focusing on the resulting ecological consequences. This activity concludes with discussions on actions to mitigate such impacts. Prior knowledge is assessed through a questionnaire, and students are encouraged to produce comic strips as a post-activity exercise. The goal of these educational tools is to foster a more interactive and participatory learning experience centered on regional mammalian diversity. These approaches serve as an initial step toward raising awareness about the conservation of these species. The proposed activities emphasize student interaction, the integration of prior knowledge, personal expression regarding the problems discussed, and the development of potential solutions. |
Palavras-chave: | Centro de Endemismo de Pernambuco Defaunação História em quadrinhos Jogo didático Mata Atlântica do Norte. Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33824 |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GFSF06032025 .pdf | 11,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.