Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33827
Tipo: | TCC |
Título: | Educação básica para o enfrentamento à violência contra a mulher: possibilidades para o ensino de ciências e biologia |
Autor(es): | Kamada, Penelope Mieko Alves |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Resumo: | A educação escolar desempenha papel fundamental na formação integral dos indivíduos, atuando como importante ferramenta na construção do ser social, abrangendo o desenvolvimento pessoal, consciência cidadã e capacitação para o trabalho. A aprendizagem sobre o Tema Transversal Saúde é frequentemente abordada nas disciplinas de Ciências e Biologia, no ensino básico, e pode proporcionar o aprendizado do autocuidado e desenvolver a capacidade de reconhecer e criar soluções frente aos desafios sociais contemporâneos vivenciados. Um dos problemas sociais emergentes na humanidade é a violência, caracterizada por um fenômeno complexo e de carater polissêmico, que está enraizada em normas sociais e culturais e perpetuam a desigualdade e a discriminação. O aumento de casos da categoria violência contra a mulher aponta a necessidade de desenvolver ações que atuem na prevenção e enfrentamento ao problema. Nesse contexto, o ensino básico, pode proporcionar o aprendizado sobre os conhecimentos conceituais e contextos sociohistóricos e culturais da violência exercida contra a mulher, possibilitando a capacitação para o reconhecimento, prevenção, enfrentamento e combate. O presente estudo tem como objetivo investigar se estão inseridas, na educação básica, abordagens pedagógicas que atuem para o enfrentamento à violência contra a mulher. A pesquisa é uma documentação indireta, de abordagem qualitativa com modelo de análise baseado em categorias. Foram analisados 12 trabalhos selecionados nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scielo e Google Acadêmico. Os resultados apontaram a utilização de diferentes abordagens pedagógicas, sendo elas: Debates, discussão, rodas de diálogo; Atividade de interpretação com diferentes gêneros textuais (jornalísticos, contos e cordéis); cartazes; palestras; análise de músicas; vídeos e documentário; produção textual e redação; aulas expositivas; cartilha; apresentações artísticas; e análise de gráficos e dados estatísticos. Estiveram presentes nas modalidades de ensino fundamental, anos finais, ensino médio e educação para jovens e adultos, sendo mais expressivo no ensino médio. As abordagens pedagógicas nos trabalhos selecionados foram desenvolvidas nas disciplinas de História, Filosofia, Matemática, Sociologia, Língua Portuguesa e Interdisciplinar. Com a presente pesquisa foi possível identificar que há um número limitado de estudos que apresentam abordagens pedagógicas sobre violência contra a mulher, aplicadas na educação básica, não encontrando nenhum na disciplina de Ciências e Biologia. |
Abstract: | School education plays a fundamental role in the integral formation of individuals, acting as an important tool in the construction of the social being, encompassing personal development, civic awareness and training for work. Learning about the Transversal Theme of Health is frequently covered in Science and Biology subjects, in basic education, and can provide learning about self-care and develop the ability to recognize and create solutions in the face of contemporary social challenges experienced. One of the emerging social problems in humanity is violence, characterized by a complex and polysemic phenomenon, which is rooted in social and cultural norms and perpetuates inequality and discrimination. The increase in cases of violence against women highlights the need to develop actions to prevent and combat the problem. In this context, basic education can provide learning about conceptual knowledge and socio-historical and cultural contexts of violence against women, enabling training for recognition, prevention, confrontation and combat. The present study aims to investigate whether pedagogical approaches that act to combat violence against women, are included in basic education. The research is an indirect documentation, with a qualitative approach with an analysis model based on categories. 12 works were selected from the databases: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scielo and Google Scholar. The results showed the use of different pedagogical approaches, namely: debates, discussion, dialogue circles; interpretation activity with different textual genres (journalistic, short stories and strings); posters; lectures; music analysis; videos and documentaries; textual production and writing; expository classes; primer; artistic presentations; and analysis of graphs and statistical data. They were present in primary education, final years, secondary education and education for young people and adults, being more significant in secondary education. The pedagogical approaches in the selected works were developed in the disciplines of history, philosophy, mathematics, sociology, Portuguese language and interdisciplinary. With this research it was possible to identify that there are a limited number of studies that present pedagogical approaches on violence against women, applied in basic education, not finding any in the Science and Biology discipline. |
Palavras-chave: | Educação básica prevenção da violência contra a mulher e Saúde pública Violência contra a mulher - Abordagens pedagógicas Ciências biológicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33827 |
Data do documento: | 1-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PMAK06032025 .pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.