Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33829
Tipo: | TCC |
Título: | Tem veneno no prato: refletindo sobre a produção de alimentos nas aulas de química |
Autor(es): | Salvino, Geysa dos Santos |
Primeiro Orientador: | Braga, Claudia de Figueiredo |
Resumo: | A contaminação dos alimentos por agrotóxicos e a viabilização para a utilização de métodos agrícolas menos agressivos ao meio ambiente, são temas que fazem parte do ensino de química, pois contribui para a formação científica e cidadã dos estudantes. Na disciplina eletiva “sabor e ciência: a química por trás dos alimentos", ofertada para 18 estudantes das três séries do ensino médio, em uma escola em Alhandra, teve como objetivo a proposição de reflexões sobre a contaminação dos alimentos por agrotóxicos, utilizando metodologias ativas. As aulas foram ministradas em 10 encontros, cada encontro com duas aulas de 50 minutos. Os conteúdos de química foram abordados de forma transversal à problemática trabalhada em sala de aula. Os temas abordados foram: tipos de alimentos; tipos de solo; solo e suas características químicas; compostagem; agrotóxico; acefato; cultivo limpo; produção de inseticidas naturais para plantas. As metodologias ativas envolveram estudo de caso, debate, experimentação investigativa, rotação por estações e produção de conteúdo digital. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre a relação química e agrotóxicos nos alimentos e reaplicado ao final das atividades. Todos os estudantes afirmaram que existe relação entre química e agrotóxicos, em ambos os questionários. Sobre o entendimento da contaminação por agrotóxicos, houve um aumento de 44% para 89% ao longo das atividades. Apenas 11% dos participantes afirmaram que os alimentos contaminados com agrotóxicos não causariam riscos à saúde humana, e ao final 100% compreenderam estes riscos. Destaca-se para aumento de 50% para 100% de acertos sobre o conceito de alimentos orgânicos e sobre a absorção dos nutrientes do solo e dos agrotóxicos pelas plantas. Com a conclusão da disciplina eletiva, 90% dos estudantes declaram que conseguiram compreender melhor os conteúdos de química quando utilizadas as metodologias ativas. Ao longo das atividades, alunos e professores da escola puderam refletir sobre a importância de conhecer a origem dos alimentos e experimentaram técnicas sustentáveis para o cultivo de pimentão. Este projeto contribui para formação dos jovens conscientes e críticos sobre os impactos ambientais causados pelos agrotóxicos. |
Abstract: | The contamination of food by pesticides and the feasibility of using agricultural methods that are less aggressive to the environment are themes that are part of the teaching of chemistry, as it contributes to the scientific and civic education of students. In the elective course "flavor and science: the chemistry behind food", offered to 18 students from the three grades of high school, at a school in Alhandra, the objective was to propose reflections on the contamination of food by pesticides, using active methodologies. The classes were taught in 10 meetings, each meeting with two 50-minute classes. The chemistry contents were addressed in a transversal way to the problem worked in the classroom. The topics covered were: types of food; soil types; soil and its chemical characteristics; composting; Pesticides; acephate; clean cultivation; production of natural insecticides for plants. The active methodologies involved case study, debate, investigative experimentation, rotation by stations and production of digital content. Initially, a questionnaire was applied to evaluate the students' previous conceptions about the chemical relationship and pesticides in food and reapplied at the end of the activities. All students stated that there is a relationship between chemistry and pesticides in both questionnaires. Regarding the contamination of pesticides, there was an evolution from 44% to 89% throughout the activities. Only 11% of the participants stated that food contaminated with pesticides would not cause risks to human health, and in the end 100% understood these risks. It stands out for the increase from 50% to 100% of correct answers, on the concept of organic food and also on the absorption of soil nutrients and pesticides by plants. With the conclusion of the elective course, 90% of the students declare that they were able to better understand the chemistry contents, when using the active methodologies. Throughout the activities, students and teachers of the school were able to reflect on the importance of knowing the origin of food and experimented with sustainable techniques for growing peppers. This project contributes to the training of young people who are aware and critical about the environmental impacts caused by pesticides. |
Palavras-chave: | Ensino de química Metodologia ativa Contaminação dos alimentos por agrotóxicos Acefato Formação cidadã Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33829 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GSS06032025.pdf | 5,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.