Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3382Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Menezes, Viviane Almeida da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2018-02-07T11:34:49Z | - |
| dc.date.available | 2017-01-11 | - |
| dc.date.available | 2018-02-07T11:34:49Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3382 | - |
| dc.description.abstract | The present research had as objective to investigate how the digital inclusion in the classroom takes place, focusing on the use of the cell phone; In the pedagogical perception of primary school teachers, in their daily school life, in the teaching and learning process. This study was carried out with eight teachers from the second to fifth year of elementary school I of the Municipal School DNM, in Pedras de Fogo, Paraíba. The research has, in its course, a qualitative, exploratory approach, using as main support the authors Moran, Gonnet , Lévy and Kensky, besides the observation of the activities where the cell phone was used as pedagogical tool. Through the analysis of the answers of the applied questionnaire, the fear of the educators in the attempt to innovate using this resource was verified, despite the wide applicability and connectivity with the world outside the school environment. The inclusion of this, as technology facilitating a collaborative education, also traverses distinct paths in the formation of a student protagonist in the construction of his knowledge. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-07T11:34:49Z No. of bitstreams: 1 VACM11012017.pdf: 858505 bytes, checksum: d37a35d5e6b5958f5a86ab7c7050cfa0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-07T11:34:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VACM11012017.pdf: 858505 bytes, checksum: d37a35d5e6b5958f5a86ab7c7050cfa0 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
| dc.subject | Professor - sala de aula | pt_BR |
| dc.title | Celular e o aprendizado escolar: um olhar para a sala de aula | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Karla Lucena de | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo averiguar como se dá a inclusão digital em sala de aula, tendo como foco o uso do celular; na percepção pedagógica de professores do ensino fundamental, no seu cotidiano escolar, no processo de ensino e aprendizagem. Realizada com oito professoras do segundo ao quinto ano do ensino fundamental I da Escola Municipal D.N.M, em Pedras de Fogo, Paraíba, a pesquisa tem, em seu percurso, uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, utilizando como suporte principal os autores Moran, Gonnet, Lévy e Kensky, além da observação das atividades onde o celular fora utilizado como ferramenta pedagógica. Por meio de análise das respostas do questionário aplicado, verificou-se o receio das educadoras na tentativa de inovar utilizando esse recurso, apesar da vasta aplicabilidade e conectividade com o mundo fora do ambiente escolar. A inclusão deste, enquanto tecnologia facilitadora de uma educação colaborativa, percorre, ainda, caminhos distintos na formação de um aluno protagonista na construção de seu conhecimento. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VACM11012017.pdf | 838,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
