Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33830
Tipo: | Tese |
Título: | Recontos orais, matriz gesto-fala e deficiência intelectual: um estudo de casos |
Autor(es): | Nascimento, Danniele Silva do |
Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
Resumo: | A presente pesquisa de doutorado tem como objetivo geral compreender as marcas de autoria presentes nos recontos multimodais, identificando os aspectos que constituem esse tipo de narrativa produzida por crianças com deficiência intelectual em suas produções orais. Como objetivos específicos, propusemo-nos a 1) analisar as estratégias linguístico-discursivas mobilizadas no ato de recontar nas cenas de interação; 2) analisar como os gestos ocorrem e pontuar a multiplicidade gestual nas cenas interativas; e 3) analisar o engajamento e as cenas de atencionalidade envolvidas no processo de reconto. Para sistematizar essa pesquisa adotamos como procedimento metodológico o estudo de caso. Vale ressaltar que estudos com mais de um caso existem e podem ser chamados de estudo de multicasos, em que a pesquisa se volta para dois ou mais sujeitos ou organizações (CARNEIRO, 2018). Esse estudo de casos é de natureza observacional, interventiva e qualitativa com crianças com deficiência intelectual, nos anos iniciais (do 1º, 3º e 5º ano) do Ensino Fundamental de uma escola pública, do município de Alhandra - PB. Como Referencial Teórico nos respaldamos, dentre outros, em Perroni (1992), Brandão (2015), Diedrich (2020; 2023) e Cavalcante e Mandra (2010) para a discussão da narrativa; e em Mcneill (1982), Kendon (2000), Cavalcante (2020), para a matriz gesto e fala. Para discutir a Deficiência Intelectual recorremos às fontes: AAMR (2006), Pessoti (1984, 1999), Tomaz et. al. (2017), Pereira et. al. (2015), Dias e Lopes de Oliveira (2013) e Garghetti et. al. (2013). Tais fontes voltam para a problemática da DI em âmbito humanístico e social e não necessariamente nas eventualidades médicas que esses indivíduos podem apresentar. Outrossim, também tomamos como base outros estudos que também discutem a multimodalidade em cenas de interação, como o Ávila-Nóbrega (2023; 2017). Nossas observações nos permitiram perceber que as crianças conseguem desenvolver, de maneira criativa, seus recontos orais multimodais quando se apoiam em suportes lúdicos, como fantoches e desenhos. Tais recursos permitiu-lhes criar, de maneira mais autônoma, suas próprias produções orais multimodais, seguindo uma linha temporal linear (início, meio e fim), com alternância de vozes de narrador e de personagens, por exemplo. Além disso, também observamos que a presença do interactante adulto é primordial para o desenvolvimento do Reconto Oral Multimodal, visto que é a partir do contraponto do adulto que a criança consegue avançar na progressão. Aspectos como atencionalidade, engajamento, referenciação linguística e outras estratégias linguístico-discursivas (as quais delimitamos em nossa pesquisa) se mostraram presentes nas produções dessas crianças, comprovando que narrativas dessa natureza de autoria de crianças consideradas atípicas podem apresentar a mesma complexidade de produções de crianças típicas. |
Abstract: | This research aims is to understand the marks of authorship present in multimodal retellings, identifying the aspects that constitute this type of narrative produced by children with intellectual disabilities in their oral productions. As specific objectives, we set out to 1) analyze the linguistic-discursive strategies mobilized in the act of retelling in the interaction scenes; 2) analyze how gestures occur and point out the gestural multiplicity in the interactive scenes; and 3) analyze the engagement and attentionality scenes involved in the retelling process. To systematize this research, we adopted a case study as the methodological procedure. It is worth noting that studies with more than one case exist and can be called multi-case studies, in which the research focuses on two or more subjects or organizations (CARNEIRO, 2018). This case study is of an observational, interventional and qualitative nature with children with intellectual disabilities, in the initial years (1st, 3rd and 5th grade) of elementary school in a public school in the municipality of Alhandra - PB. As a theoretical framework, we used Perroni (1992), Brandão (2015), Diedrich (2020; 2023) and Cavalcante and Mandra (2010) to discuss narrative; and Mcneill (1982), Kendon (2000) and Cavalcante (2020) to discuss gesture and speech. To discuss Intellectual Disability, we turned to the following sources: AAMR (2006), Pessoti (1984, 1999), Tomaz et. al. (2017), Pereira et. al. (2015), Dias e Lopes de Oliveira (2013) and Garghetti et. al. (2013). These sources focus on the problem of ID in a humanistic and social context and not necessarily on the medical eventualities that these individuals may present. Furthermore, we also used as a basis other studies that also discuss multimodality in interaction scenes, such as Ávila-Nóbrega (2023; 2017). Our observations allowed us to see that the children were able to creatively develop their multimodal oral retellings when they relied on playful supports such as puppets and drawings. These resources allowed them to create their own multimodal oral productions more autonomously, following a linear timeline (beginning, middle and end), with alternating narrator and character voices, for example. We also observed that the presence of the adult interactant is essential for the development of the Multimodal Oral Retelling, since it is through the adult's counterpoint that the child is able to progress. Aspects such as attentionality, engagement, linguistic referencing and other linguistic-discursive strategies (which we delimited in our research) were present in these children's productions, proving that narratives of this nature authored by children considered atypical can present the same complexity as productions by typical children. |
Palavras-chave: | Aquisição da linguagem Crianças com deficiência intelectual Reconto multimodal Engajamento e atencionalidade Multimodalidade Intellectual disability Multimodal oral retelling Attentionality Engagement Multimodality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33830 |
Data do documento: | 12-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DannieleSilvaDoNascimento_Tese.pdf | 7,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons