Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33832
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de educação linguística para o português em Guiné-Bissau: o ensino de gramática na perspectiva do material didático comunicar em português 6 e dos professores
Autor(es): Cunha, Marcelino Issa da
Primeiro Orientador: Sousa, Socorro Claúdia Tavares de
Resumo: As políticas linguísticas podem ser analisadas desde os documentos oficiais até livros didáticos, os quais funcionam como mecanismos implícitos de disseminação de ideologias e práticas linguísticas. A nossa pesquisa teve como objetivo geral investigar o ensino de gramática no contexto multilíngue da Guiné-Bissau a partir de perspectiva dos materiais didáticos e dos professores de língua portuguesa. Para atingir esse objetivo, estabelecemos as seguintes questões que norteiam a pesquisa: como se dá a abordagem gramatical no livro didático Comunicar em português 6 e no respectivo Caderno de Atividades? Qual é a percepção dos professores sobre o ensino de gramática em geral e no material didático utilizado para o ensino de português na 6ª classe? Como a abordagem de gramática pode ser aprimorada para promover um aprendizado efetivo da língua portuguesa? Para responder a essas perguntas, nos fundamentamos na noção teórica de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012, 2021) que a compreende a partir das dimensões das práticas, das crenças e da gestão, bem como na noção de mecanismo de política linguística de Shohamy (2006, 2009), principalmente, no mecanismo de Políticas de Educação Linguística, no qual consideramos os livros didáticos como constituinte desse mecanismo. Esta pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa e se insere em um paradigma interpretativista (Lin, 2015), caracterizando-se, ainda, como pesquisa documental (Cellard, 2012). O corpus se constituiu do livro didático “Comunicar em português 6, sendo o Livro de Leitura, e seu respectivo Caderno de Atividades, bem como dos discursos de nove professores de língua portuguesa, gerados a partir da aplicação de um questionário. Para a análise desses discursos, utilizamos a análise temática (Braun; Clark, 2008). Os resultados indicam que o ensino de gramática em Guiné-Bissau, conforme evidenciado no material didático e nos discursos dos professores, caracterizase, predominantemente, por uma abordagem metalinguística e por um enfoque dos aspectos estruturais da língua. A nosso ver, o LD se constitui um mecanismo de política linguística, fomentando, para os professores, a crença de um ensino de gramática tradicional. Com a proposição das sugestões apresentadas, espera-se que os professores conheçam outras possibilidades de ensinar gramática que vá além do ensino da metalinguagem. Concluímos que é essencial rever os materiais didáticos e as práticas de ensino de gramática para promover um aprendizado mais efetivo e inclusivo, que priorizem atividades epilinguísticas e considere o conhecimento dos alunos da língua guineense.
Abstract: Language policies can be analyzed from official documents to textbooks, which function as implicit mechanisms for the dissemination of ideologies and linguistic practices. Our research aimed to investigate the teaching of grammar in the multilingual context of Guinea-Bissau from the perspective of teaching materials and Portuguese language teachers. To achieve this objective, we established the following questions that guide the research: how does the grammatical approach take place in the textbook Comunicar em Portuguese 6 and in the respective Activity Book? What is the perception of teachers about the teaching of grammar in general and the didactic material used for teaching Portuguese in the 6th grade? How can the grammar approach be improved to promote effective learning of the Portuguese language? To answer these questions, we based ourselves on Spolsky (2004, 2009, 2012, 2021) theoretical notion of language policy, which understands it from the dimensions of practices, beliefs, and management, as well as on Shohamy (2006, 2009) notion of language policy mechanism, especially in the mechanism of Language Education Policies, in which we consider textbooks as constituent of this mechanism. This research is characterized by its qualitative nature and is inserted in an interpretative paradigm (Lin, 2015), also characterized as documentary research (Cellard, 2012). The corpus consisted of the textbook "Communicating in Portuguese 6, being the Reading Book, and its respective Activity Book, as well as the discourses of nine Portuguese language teachers, generated from the application of a questionnaire. For the analysis of these discourses, we used thematic analysis (Braun; Clark, 2008). The results indicate that the teaching of grammar in Guinea-Bissau, as evidenced in the didactic material and in the teachers' discourses, is predominantly characterized by a metalinguistic approach and by a focus on the structural aspects of the language. In our view, textbook is a mechanism of linguistic policy, fostering, for teachers, the belief in the teaching of traditional grammar. With the proposition of the suggestions presented, it is expected that teachers will know other possibilities of teaching grammar that goes beyond the teaching of metalanguage. We conclude that it is essential to review teaching materials and grammar teaching practices to promote more effective and inclusive learning, which prioritize epilinguistic activities and consider students' knowledge of the Guinean language.
Palavras-chave: Ensino de gramática
Políticas linguísticas
Guiné-Bissau
Language policies
Teaching grammar
Schoolbooks
Guinea-Bissau
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33832
Data do documento: 22-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcelinoIssaDaCunha_Dissert.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons