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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33833
Tipo: | Dissertação |
Título: | Serpenteando por narrativas ancestrais: análise semiótico-discursiva do jogo Huni Kuin: Yube Baitana |
Autor(es): | Duarte, Mayara Benevenuto |
Primeiro Orientador: | Fulaneti, Oriana de Nadai |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco a análise semiótica de um videogame intitulado por Huni Kuin: Yube Baitana (os caminhos da jiboia), uma criação coletiva de uma equipe de pesquisadores e técnicos (não indígenas) e dos Povos Huni Kuin envolvidos no projeto. Para a realização desta pesquisa, objetivamos estudar a estrutura e o funcionamento discursivo do game. Como objetivo geral: investigar, com base na análise do discurso semiótico de Greimas (1966, 2018), como as narrativas ancestrais do povo Huni Kuĩ estão representadas no jogo Yube Baitana. Como objetivos específicos: (1) articular as concepções teórico- metodológicas da semiótica discursiva, em especial no tocante ao percurso gerativo da significação e da semiótica visual, tendo como foco os elementos enunciativos e figurativos que são construídos no jogo; (2) investigar valores e cosmovisões do povo Huni Kuĩ implicados no jogo com ênfase aos aspectos identitários e culturais; (3) depreender os sentidos dos valores e cosmovisões dos povos Huni Kuin imbricados no jogo através do percurso gerativo da significação e da semiótica visual. O universo desse trabalho é o jogo Huni Kuin Yube Baitana composto por cinco histórias contadas por pessoas Huni Kuĩ mais velhas. Das cinco, selecionamos como corpus de análise a primeira história intitulada Yube Nawa Aĩbu e a última história intitulada Huã Karu Yuxibu. A abordagem adotada foi a qualitativa com apoio de pesquisa bibliográfica. Ademais, seguiu a metodologia própria da semiótica francesa; acrescido às discussões teóricas descoloniais de Bispo dos Santos (2006) e Krenak (2012), Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2000, 2017), Lélia Gonzalez (1988) e às discussões sobre jogos de Caillois (1990) e Huizinga (1999). A análise de dados desvela uma riqueza de elementos culturais e identitários dos povos Huni Kuĩ, evidenciando a importância da ancestralidade, da preservação das tradições e da transmissão de conhecimento. A análise sincrética reforça esses achados através do uso simbólico de cores e ícones culturais, sublinhando a forte ligação da comunidade com seu ambiente natural e práticas rituais. Esses elementos contribuem para uma narrativa densa e rica, revelando a profundidade da cosmologia e da visão de mundo dos Huni Kuĩ. |
Abstract: | This research focuses on the semiotic analysis of a videogame called Huni Kuin: Yube Baitana (the ways of the boa-constrictor), a collective creation by a team of (non-indigenous) researchers and technicians and the Huni Kuin people involved in the project. To carry out this research, we started with the following question: What identity and cultural values of the Huni Kuĩ people are present in the game Huni Kuin: Yube Baitana? In conjunction with this question, we aimed to study the structure and discursive functioning of the game. The general objective was to investigate, based on Greimas (1966, 2018) analysis of semiotic discourse, how the ancestral narratives of the Huni Kuĩ people are represented in the game Yube Baitana. The specific objectives are: (1) to articulate the theoretical and methodological conceptions of discursive semiotics, especially with regard to the generative path of signification and visual semiotics, focusing on the enunciative and figurative elements that are constructed in the game; (2) to investigate the values and worldviews of the Huni Kuĩ people implicated in the game with an emphasis on identity and cultural aspects; (3) to deduce the meanings of the values and worldviews of the Huni Kuin peoples imbricated in the game through the generative path of signification and visual semiotics. The universe of this work is the Huni Kuin game Yube Baitana, made up of five stories told by older Huni Kuĩ people. Of the five, we selected the first story entitled Huã Karu Yuxibu. In terms of procedures, this research proposal is bibliographical (Prodanov; Freitas, 2013), and the approach is qualitative. In addition, it followed the methodology of French semiotics; added to the decolonial theoretical discussions of Bispo dos Santos (2006) and Krenak (2012), Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2000, 2017), Lélia Gonzalez (1988) and the discussions on games by Caillois (1990) and Huizinga (1999). The data analysis reveals a wealth of cultural and identity elements of the Huni Kuĩ people, highlighting the importance of ancestry, the preservation of traditions and the transmission of knowledge. The syncretic analysis reinforces these findings through the symbolic use of colors and cultural icons, underlining the community's strong connection with its natural environment and ritual practices. These elements contribute to a dense and rich narrative, revealing the depth of the Huni Kuĩ's cosmology and worldview. |
Palavras-chave: | Semiótica discursiva Valores Identidade Jogo Huni Kuin Discursive semiotics Values Identity Huni Kuin game |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33833 |
Data do documento: | 1-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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