Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Maria Das Graças da Cruz-
dc.date.accessioned2025-03-07T12:04:16Z-
dc.date.available2024-03-02-
dc.date.available2025-03-07T12:04:16Z-
dc.date.issued2024-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33834-
dc.description.abstractThe present thesis had as object of study the present educational practice in Dom José Maria Pires' pastoral action and writings, in the time frame from 1964 to 1985, in the Paraíba's Archdiocese. Scene of persecution and violation of rights during the Dictatorship, Paraíba was also the “place” (CERTEAU, 2012) of struggle and resistance. The problem of the research questioned whether, during the dictatorial situation, could an archbishop promote educational processes of awareness in favor of the citizenship of poor and socially marginalized people? Considering the national and local scenario of the time, it was questioned and reflected on the educational element contained in the pastoral action and positions implemented by the archbishop in face of the Regime of Exception dictates. The general objective analyzed the educational element of the archbishop pastoral action and writings, focusing on pastoral letters, homilies, speeches, and individual and/or collective memories (HALBWACHS, 2006). The methodology adopted was guided by the documental research and the Thematic Oral History. The method was based on the evidence paradigm in articulation with the interpretative hermeneutic perspective of subjectivities. The analysis categories permeated the theoretical framework of the narrative in Benjamin (1987), the experience in Larrosa (2019); the freedom in Freire (1967; 2000; 2011), among others. The results indicated Dom José Maria Pires' episcopate was shaped by the educational practice of the Word and human rights and was based on Liberation Theology and Freire's pedagogy, corroborating to the thesis argument.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-07T12:04:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDasGraçasDaCruzBarbosa_Tese.pdf: 4032545 bytes, checksum: a39c8f32850b15c466b5439539f7e31e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T12:04:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaDasGraçasDaCruzBarbosa_Tese.pdf: 4032545 bytes, checksum: a39c8f32850b15c466b5439539f7e31e (MD5) Previous issue date: 2024-08-31en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDom José Maria Pirespt_BR
dc.subjectDitadura militar - Paraíbapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectWord and human rightspt_BR
dc.titleDom José Maria Pires: as práticas educativas da palavra e dos direitos humanos em tempos ditatoriais (1964-1985)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 07/03/2025pt_BR
dc.description.resumoA presente tese teve por objeto de estudo a prática educativa presente na ação pastoral e nos escritos de Dom José Maria Pires, no recorte temporal de 1964 a 1985, na Arquidiocese da Paraíba. Cenário de perseguições e violações de direitos durante a Ditadura, a Paraíba foi também o “lugar” (CERTEAU, 2012) de luta e resistência. A problemática da pesquisa questionou se, em meio à conjuntura ditatorial, poderia um arcebispo promover processos educativos de conscientização em prol da cidadania das pessoas pobres e socialmente marginalizadas? Considerando o cenário nacional e local da época, questionou-se e refletiu-se sobre o elemento educativo contido na ação pastoral e posicionamentos implementados pelo arcebispo frente aos ditames do Regime de Exceção. O objetivo geral analisou o elemento educativo da ação pastoral e escritos do arcebispo, com fulcro nas cartas pastorais, homilias, discursos, e memórias individuais e/ou coletivas (HALBWACHS, 2006). A metodologia adotada guiou-se pela pesquisa documental e pela História Oral Temática. O método fundamentou-se no paradigma indiciário em articulação com a perspectiva hermenêutica interpretativa das subjetividades. As categorias de análise perpassaram o arcabouço teórico da narrativa em Benjamin (1987), a experiência em Larrosa (2019); a liberdade em Freire (1967; 2000; 2011), entre outros. Os resultados indicaram que o episcopado de Dom José Maria Pires foi configurado pela prática educativa da Palavra e dos Direitos Humanos e esteve fundamentado na Teologia da Libertação e na pedagogia Freiriana, corroborando para o argumento de tese.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDasGraçasDaCruzBarbosa_Tese.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons