Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Silvia Aragão de-
dc.date.accessioned2018-02-07T12:17:02Z-
dc.date.available2017-01-11-
dc.date.available2018-02-07T12:17:02Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3384-
dc.description.abstractThe present research had as objective to investigate how the school has faced the issue of violence within the educational space. For this, we started with a historical approach to violence and its confrontation over the years within the school institutions, identifying actions taken to minimize the phenomenon. The behavior of the students, the positioning of the teachers and the school establishment, as well as the parents before the problematic, were verified, verifying the reflexes in the educational development of the students. The research was carried out with four elementary school teachers in the schools E.M.E.F. O.R.C and E.M.E.F A. in the Municipality of João Pessoa-PB. The approach used was qualitative, of an exploratory nature, besides the observation of the activities in the classroom. Through the analysis of the answers of the applied questionnaire, it was verified that violence, inside and outside the school space, and the actions related to this fact still travel distant paths of a collective and harmonic construction. Many are the facts pointed out as justification of existence and few actions to minimize it effectively, being more punctual than joint.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-07T12:17:02Z No. of bitstreams: 1 SAL11012017.pdf: 723954 bytes, checksum: fa6fb18e0d7d4a44f61824e79c6c7315 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T12:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAL11012017.pdf: 723954 bytes, checksum: fa6fb18e0d7d4a44f61824e79c6c7315 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.subjectViolência - sala de aulapt_BR
dc.titleA violência no contexto escolar: ouvindo o professor de sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karla Lucena de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo averiguar como a escola tem enfrentado a questão da violência dentro do espaço educacional. Para isso, partiu-se de uma abordagem histórica da violência e seu enfrentamento ao longo dos anos dentro das instituições escolares, identificando as ações realizadas para minimizar o fenômeno. Ressaltou-se o comportamento dos alunos, o posicionamento dos professores e do estabelecimento escolar, bem como dos pais ante a problemática, verificando os reflexos no desenvolvimento educacional dos alunos. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do ensino fundamental nas escolas E.M.E.F. O.R.C e E.M.E.F A. no Município de João Pessoa-PB. A abordagem utilizada foi qualitativa, de cunho exploratório, além da observação das atividades em sala de aula. Por meio da análise das respostas do questionário aplicado, verificou-se que a violência, dentro e fora do espaço escolar, e as ações relativas a tal fato ainda percorrem caminhos distantes de uma construção coletiva e harmônica. Muitos são os fatos apontados como justificativa do existir e poucas as ações para o minimizar de forma efetiva, sendo mais pontuais do que conjuntaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAL11012017.pdf706,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.