Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Patrícia Karla Bezerra-
dc.date.accessioned2018-02-07T14:41:41Z-
dc.date.available2016-11-25-
dc.date.available2018-02-07T14:41:41Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3386-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the parents understanding of participation in the school life of children and how this process occurs in practice. The methodology used was the bibliographical research, which found that the relationship school and family is essential, for the family as a guide space, construction of the identity of an individual must promote along with the school partnership in order to contribute to the child's full development. As a theoretical allowance used the LDB and other laws governing the Early Childhood Education, as well as authors like Tiba (1996); Vianna (2000); Lopez (2002); Lahire (1997) among other authors that address the importance and the role of family and school relationship to a more significant development in the learning of their children. It sought to bring information necessary for teachers of children from kindergarten and parents make possible better conditions for learning and development of these students, and glimpsing the possibility of greater interaction between the families and the children's schools and other types of teaching. Finally, we saw the need for a constant dialogue between parents and teachers with regard to the monitoring of the parents in relation to learning and educational development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-07T14:41:41Z No. of bitstreams: 1 PKBR25112016.pdf: 810813 bytes, checksum: b2a0476621aadf74757f732a29305196 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T14:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PKBR25112016.pdf: 810813 bytes, checksum: b2a0476621aadf74757f732a29305196 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.titleA importância da família no processo de desenvolvimento da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jéssica Lôbo-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a interação dos pais sobre a participação na vida escolar dos filhos e como esse processo ocorre na prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a relação escola e família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança. Como subsídio teórico utilizou-se a LDB e demais leis que regem a Educação Infantil, bem como em autores como Tiba (1996); Vianna (2000); López (2002); Lahire (1997) dentre outros autores que abordam a importância e o papel da relação familia e escola para um desenvolvimento mais significativo no aprendizado dos seus filhos. Buscou-se trazer informações necessárias para professores de crianças da Educação Infantil e para os pais possibilitarem melhores condições de aprendizagem e de desenvolvimento desses alunos, vislumbrando assim a possibilidade de uma maior interação entre as famílias e as escolas de ensino infantil e de outras modalidades de ensino. Por fim, evidenciamos a necessidade de um diálogo constante entre pais e professores no que diz respeito ao acompanhamento dos pais em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento escolar das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PKBR25112016.pdf791,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.