Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33883
Tipo: | TCC |
Título: | A Permanência no movimento: a pracialidade da Avenida Juscelino Kubitschek, João Pessoa-PB |
Autor(es): | Tenório, Maria Elisa Chaves |
Primeiro Orientador: | Martins, Paula Dieb |
Resumo: | Este trabalho estuda a apropriação e movimento da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, Paraíba. A Avenida Juscelino Kubitschek está localizada centralmente no bairro e se configura como uma de suas principais vias que, mesmo oferecendo pouca - ou nenhuma - acessibilidade e conforto ao pedestre, tem se afirmado como uma rua de passagem e permanência, com destaque ao uso noturno para fins alimentícios e de lazer. Entendendo as ruas como o maior e principal espaço público no meio urbano, procura-se investigar os usos atuais da avenida, objetivando a proposição de um ensaio urbano de requalificação da rua e o anteprojeto de um recorte desse mesmo objeto. Os procedimentos metodológico usados foram pesquisa bibliográfica, documental e variadas técnicas de análise do espaço urbano. As informações coletadas foram sistematizadas por meio de cartogramas, diagramas, textos e quadros, subsidiando o desenvolvimento da proposta projetual. Como resultado, obteve-se o projeto de um redesenho viário e anteprojeto de uma praça, que confere pracialidade e movimento à rua, agregando qualidade de vida e acessibilidade aos pedestres, além de uma mobilidade urbana harmônica entre modais, pautada nos princípios das ruas completas |
Abstract: | This paper studies the appropriation and Movement( se for de carros é traffic) of Juscelino Kubitschek Avenue, in the Ernesto Geisel neighborhood, in João Pessoa, Paraíba. Juscelino Kubitschek Avenue is centrally located in the neighborhood and is one of its main roads which, despite offering little - or none - accessibility and comfort to pedestrians, has established itself as a street of passage and permanence, with emphasis on night use for food and leisure purposes. Understanding the streets as the largest and main public space in the urban environment, we seek to investigate the current uses of the avenue, aiming to propose an urban test for the requalification of the street and the preliminary project of a section of this same object. The methods used were bibliographic and documentary research and various techniques for analyzing urban space. The information collected were systematized through cartograms, diagrams, texts and tables, supporting the development of the design proposal. As a result, a road redesign project and a preliminary project for a square were obtained, which gives movement to the street, adding quality of life and accessibility to pedestrians, in addition to harmonious urban mobility between modes, based on the principles of complete streets . |
Palavras-chave: | Espaço livre público Pracialidade Mobilidade urbana. Ruas completas. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33883 |
Data do documento: | 20-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MariaElisa.pdf | 39,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.