Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33900
Tipo: Dissertação
Título: O livro didático de língua portuguesa e o novo ensino médio: um estudo sobre língua e identidade
Autor(es): Silva, Nathalia Aquino e
Primeiro Orientador: Mello, Fernanda Rosário de
Resumo: A heterogeneidade linguística é um fenômeno inegável no Português Brasileiro, devendo ser considerada, pois, parte constitutiva da prática docente dos professores de Língua Portuguesa, bem como dos materiais didáticos adotados por eles. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o tratamento linguístico dado ao ensino sobre língua e identidade no Novo Ensino Médio, a fim de propor um caderno pedagógico constituído por um material de estudo em torno da relação entre língua e identidade na perspectiva sociolinguística. Para isso, selecionamos como objetivos específicos abordar as concepções acerca da linguagem, normas, variação linguística e ensino no livro didático em diálogo com a BNCC, analisando como as orientações da BNCC acerca dessas temáticas se apresentam no livro didático; investigar como a seção do Manual do Professor orienta a prática docente no trabalho com a temática de nosso interesse; refletir sobre a importância de uma pedagogia variacionista para o ensino de Língua Portuguesa. Os alicerces teóricos da nossa pesquisa perpassam os pressupostos do conceito de identidade(s) – Stuart Hall (2006), da Sociolinguística Educacional – Bortoni-Ricardo (2004, 2014), dos fundamentos da variação linguística e dos conceitos atrelados às crenças e atitudes linguísticas – Labov (2008); Lambert; Lambert (1975); além da discussão sobre normas linguísticas com contribuições e concepções de muitos autores dos quais destacamos Bagno (2003) e Faraco (2008). O material selecionado como corpus da pesquisa é o livro Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social referente ao objeto 2/PNLD/2021, da editora ática, adotado por uma escola pública inserida no Novo Ensino Médio. O resultado da análise do corpus evidenciou que poucas são as seções e as atividades apresentadas que tratam especificamente da relação entre língua e identidade, normas, variação, crenças e atitudes linguísticas. Especificamente acerca da variação linguística (VL), verificamos que a ela é dado espaço secundário e, quando abordada, é de maneira muito superficial no tocante à reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e políticos que tanto impactam, sobretudo, na autovalorização linguística do aluno e de sua comunidade. Com essa pesquisa, esperamos não só assegurar o lugar da reflexão acerca da relação existente entre língua e identidade, mas também apresentar uma alternativa didática que desenvolva a consciência política, social, cultural e linguística do aluno, sobretudo, os de Ensino Médio das escolas públicas.
Abstract: Linguistic heterogeneity is an undeniable phenomenon in Brazilian Portuguese and must therefore be considered a constitutive part of the teaching practice of Portuguese language teachers, as well as the teaching materials adopted by them. Given this, the main objective of this research is to analyze the linguistic treatment given to teaching about language and identity in the New High School, in order to propose a pedagogical notebook consisting of study material around the relationship between language and identity from a sociolinguistic perspective. . To this end, we selected as specific objectives to address the conceptions about language, norms, linguistic variation and teaching in the textbook in dialogue with the BNCC, analyzing how the BNCC's guidelines on these themes are presented in the textbook; investigate how the section of the Teacher's Manual guides teaching practice when working with the topic of interest to us; reflect on the importance of a variationist pedagogy for teaching Portuguese. The theoretical foundations of our research permeate the assumptions of the concept of identity(ies) – Stuart Hall (2006), Educational Sociolinguistics – Bortoni-Ricardo (2004, 2014), the foundations of linguistic variation and concepts linked to linguistic beliefs and attitudes – Labov (2008); Lambert; Lambert (1975); in addition to the discussion on linguistic norms with contributions and conceptions from many authors, of which we highlight Bagno (2003) and Faraco (2008). The material selected as the research corpus is the book Estações Língua Portuguesa: routes of social action referring to object 2/PNLD/2021, by the publisher ática, adopted by a public school included in the New Secondary Education. The result of the corpus analysis showed that there are few sections and activities presented that specifically deal with the relationship between language and identity, norms, variation, beliefs and linguistic attitudes. Specifically regarding linguistic variation (VL), we found that it is given secondary space and, when approached, it is very superficial in terms of reflection on the cultural, social and political aspects that have such an impact, above all, on the student's linguistic self-valuation. and your community. With this research, we hope not only to ensure the place for reflection on the relationship between language and identity, but also to present a didactic alternative that develops the student's political, social, cultural and linguistic awareness, especially those in high school in public schools.
Palavras-chave: Língua
Identidade
Livro didático
Novo ensino médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33900
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathaliaAquinoESilva_Dissert.pdf14,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
NathaliaAquinoESilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons