Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33902
Tipo: Dissertação
Título: Decolonializando o curriculo escolar através de narrativas: uma proposta de trabalho com lendas indígenas Tabajara em perspectiva intercultural critica
Autor(es): Silva, Rafaella Félix da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Resumo: Este trabalho qualitativo emergiu de nossa inquietação, enquanto professores não indígenas e de Língua Portuguesa, de pensarmos maneiras de contribuir para o processo de decolonialidade em escolas que atendam estudantes indígenas e não indígenas. Para tanto, buscamos refletir como podemos trabalhar nas aulas de LP o compartilhamento dos conhecimentos ancestrais que servem como mecanismo essencial para a preservação da memória e como mecanismo de reflexão sobre suas práticas para o fortalecimento da identidade. Utilizou-se o método de Pesquisa-Ação-Triangular que ocorreu através de entrevista realizada com o Cacique Carlinhos da Aldeia Barra de Gramame em Conde/PB para coleta das narrativas míticas e posterior retextualização, questionários, aula de campo realizados com os alunos do 6º ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lina Rodrigues do Nascimento - Conde/PB e observações feitas pela professora pesquisadora ao longo das etapas de aplicação desta pesquisa. O objetivo geral deste trabalho é reconhecer/compreender o potencial das narrativas Tabajara para a construção de um currículo escolar decolonial. Para tanto, nossos objetivos específicos são (a) ter contato com as narrativas locais, temporais e situacionais através das narrativas míticas indígenas Tabajara; (b) reconhecer o pensamento colonial eurocentrado que ainda existe na escola, (c) refletir sobre novas práticas pedagógicas que visem decolonializar saberes e d) contribuir nas aulas de língua portuguesa com a integralização das culturas no ambiente escolar. A partir do reconhecimento da colonialidade presente no currículo nossa proposta de intervenção é inserir no currículo de Conde/PB o estudo sobre a etnia originária da região, os Tabajara, através do estudo das lendas indígenas, como sugere a Base Nacional Comum Curricular em sua habilidade (EF67LP28). Partiu-se dos conceitos de interculturalidade relacional, funcional e crítica (Walsh, 2009, 2012, 2022), problematizando as linhas abissais (Santos, 2009) e discutindo práticas sociais e educativas capazes de romper com a retórica do multiculturalismo e, efetivamente, vivenciar uma pedagogia decolonial através da interculturalidade crítica. Para a aplicação da interculturalidade crítica foram observadas as narrativas do povo Tabajara através da coleta de suas narrativas míticas baseadas nas perspectivas de Souza (2020) e Delgado (2003). A retextualização das narrativas míticas seguiu o pensamento de Marcuschi (2010) e Travaglia (2007) para se observar que tais narrativas guardam um saber ancestral (Thiél, 2013). Nas escolas o trabalho com a interculturalidade crítica pode ser feito através de práticas pedagógicas decoloniais de forma interdisciplinar (Fazenda, 1994) e nas aulas de Língua Portuguesa o trabalho com essas narrativas nesta perspectiva pode se dar seguindo a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009).
Abstract: This qualitative work emerged from our concern, as non-indigenous and Portuguese language teachers, to think about ways to contribute to the process of decoloniality in schools that serve indigenous and non-indigenous students. To this end, we seek to reflect on how we can work in PL classes on sharing ancestral knowledge that serves as an essential mechanism for preserving memory and as a mechanism for reflecting on practices to strengthen identity. The Triangular Action-Research method was used, which occurred through an interview carried out with Cacique Carlinhos from Aldeia Barra de Gramame in Conde/PB to collect mythical narratives and subsequent retextualization, questionnaires, field classes carried out with 6th grade students year A of the Municipal Elementary School Professor Lina Rodrigues do Nascimento - Conde/PB and observations made by the research teacher throughout the stages of application of this research. The general objective of this work is to recognize/understand the potential of Tabajara narratives for the construction of a decolonial school curriculum. To this end, our specific objectives are (a) to have contact with local, temporal and situational narratives through Tabajara indigenous mythical narratives; (b) recognize the Eurocentric colonial thinking that still exists at school, (c) reflect on new pedagogical practices that aim to decolonialize knowledge and d) contribute to the integration of cultures in the school environment in Portuguese language classes. Based on the recognition of the coloniality present in the curriculum, our intervention proposal is to insert into the Conde/PB curriculum the study of the region's original ethnic group, the Tabajara, through the study of indigenous legends, as suggested by the National Common Curricular Base in its ability. (EF67LP28). The starting point was the concepts of relational, functional and critical interculturality (Walsh, 2009, 2012, 2022), problematizing the abyssal lines (Santos, 2009) and discussing social and educational practices capable of breaking with the rhetoric of multiculturalism and, effectively, experiencing a decolonial pedagogy through critical interculturality. To apply critical interculturality, the narratives of the Tabajara people were observed through the collection of their mythical narratives based on the perspectives of Souza (2020) and Delgado (2003). The retextualization of mythical narratives followed the thoughts of Marcuschi (2010) and Travaglia (2007) to observe that such narratives preserve ancestral knowledge (Thiél, 2013). In schools, work with critical interculturality can be done through decolonial pedagogical practices in an interdisciplinary way (Fazenda, 1994) and in Portuguese language classes, work with these narratives from this perspective can take place following Applied Linguistics (Moita Lopes, 2009).
Palavras-chave: Narrativas
Lendas indigenas - Tabajaras
Interculturalidade critica
Pedagogia decolonial
Curriculo escolar
Critical interculturality
Decolonial pedagogy
Narratives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33902
Data do documento: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaellaFélixDaSilva_Dissert.pdf41,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons