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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33903
Tipo: Tese
Título: Relações transversais e longitudinais entre comportamentos de movimento - 24 horas e autorregulação em pré-escolares
Autor(es): Lemos, Natália Batista Albuquerque Goulart
Primeiro Orientador: Martins, Clarice Maria de Lucena
Resumo: Introdução: A autorregulação (AR) é um componente essencial no desenvolvimento infantil, abrangendo os domínios cognitivo (ARCOG), emocional (AREM) e comportamental (ARCOM). Tem sido reportado que os comportamentos de movimento, como atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono, podem influenciar no desenvolvimento da AR na primeira infância. No entanto, as evidências atuais sobre as associações entre esses comportamentos e os domínios da AR em pré-escolares são limitadas e apresentam resultados mistos. Diante disso, é fundamental aprofundar a investigação dessas relações, incluindo não apenas a interação entre esses comportamentos ao longo de 24 horas, mas também os potenciais efeitos de intervenções de AF sobre esses comportamentos e a AR em pré-escolares. Objetivo: Investigar as possíveis relações transversais e longitudinais entre os comportamentos de movimento – 24 horas e os domínios da AR em pré-escolares. Metodologia: A construção da presente tese envolveu três etapas, que originaram quatro estudos. A etapa de investigação teórica culminou em uma análise bibliométrica de estudos de intervenção de AF e desfechos na cognição de crianças e adolescentes. Foram selecionadas publicações entre 2009 e 2019, indexados na base de dados Web of Science. Para busca dos estudos, foram utilizados os termos meshs e palavraschaves. O software Vantage point foi utilizado para normalizar termos e os mapas bibliométricos foram construídos no software VOSviewer. A segunda etapa consistiu-se na investigação das relações transversais, composta pela elaboração de dois estudos: 1) Relação entre aderência aos comportamentos de movimento - 24 horas e ARCOG e ARCOM em préescolares e 2) Associação entre comportamentos de movimento - 24 horas e a ARCOG e ARCOM em pré-escolares: uma análise composicional e isotemporal. Participaram destes estudos 223 pré-escolares entre 4 e 5 anos, matriculados na rede pública do município de Petrolina (PE). A ARCOG foi avaliada por meio dos testes da bateria Early Years Toolbox (EYT), considerando o Controle Inibitório (CI), a Memória de Trabalho Visuoespacial (MTVE) e a Flexiblidade Cognitiva (FC). A ARCOM foi avaliada por meio do teste cabeça, ombro, joelho e pé revisado. A AF e o CS foram medidos de forma objetiva durante sete dias por meio do uso de um acelerômetro ActiGraph GT3X. O sono e o CS baseado em tela foi avaliado por meio de relato dos pais/cuidadores primários. A terceira etapa, de caráter longitudinal, objetivou investigar os efeitos de uma intervenção com AF, a partir de um protocolo de ginástica educacional, na AR, nas Habilidades Motoras Fundamentais (HMF) e nos comportamentos de movimento dos pré-escolares. Esta fase envolveu a participação de duas creches municipais, que foram randomizadas para grupos experimental (n=60) e controle (n=60). Além dos testes utilizados nos estudos transversais, incluiu-se a AR subjetiva avaliada por meio do Questionário de Autorregulação e Comportamento da bateria EYT- versão brasileira, considerando a ARCOG, ARCOM e AREM, bem como o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - 3º edição utilizado para avaliar as HMF de locomoção (LOC) e HMF com bola (HB). Todas as medidas foram realizadas em três fases: antes da intervenção (Julho/Agosto de 2022), pós-intervenção (Novembro/Dezembro de 2022) e 12 semanas após o final da intervenção (Follow up – Março/Abril de 2023). Resultados: Na fase teórica, observou-se uma rede robusta de colaboração entre autores de países de alta renda, com um foco predominante nas funções executivas e uma escassez de estudos direcionados à fase pré-escolar, demonstrando a necessidade de mais pesquisas voltadas para esta faixa etária específica. Os estudos transversais revelaram que a adesão às recomendações de AF e ao tempo de tela foi associada positivamente à FC ([β = 4.091091 (95% CI: 0.699, 7.754)]), enquanto a adesão às recomendações de AF e sono, apresentou uma associação negativa com a ARCOM ([β = -8.813 (95% CI: -15.794, - 1.397)]). A análise composicional demonstrou que a composição dos comportamentos de movimento tem impacto positivo na ARCOM (13%) e que substituições teóricas de AF moderada a vigorosa por AF leve e CS podem potencialmente melhorar a ARCOM. Na fase longitudinal, o grupo experimental de ginástica educacional apresentou maiores escores do CI 14 (0.78 vs 0.59, p = 0.002), FC (7.51 vs 3.47, p < 0.001) e da ARCOM medida direta e indireta (ARCOM direta = 72.76 vs 44.61, p = 0.007; ARCOM indireta = 3.89 vs 3.03, p = 0.041), porém redução do tempo em AF leve (307.9 vs 347.0, p = 0.034) comparado ao grupo controle no pós-intervenção. Foi verificado efeitos significativos no período follow-up apenas na ARCOM medida direta para o grupo experimental (pré: 72.76; pós: 81.64, p < 0.001). Ambos os grupos melhoraram o escore total das HMF (Exppré = 46.73 vs Exppós = 63.95, p<0.001; Conpré = 49.81 vs Conpós = 58.13, p<0,05) e de LOC (Exppré = 24.02 vs Exppós = 35.89, p<0.001; Conpré = 26.73 vs Conpós = 33.18, p<0,001), porém somente o grupo experimental demonstrou aumentos nas HB (pré = 22.87 vs pós = 28.21, p<0.001). Conclusão: A presente tese evidenciou uma rede internacional de publicações na área de intervenções de AF, porém com menor enfoque na fase pré-escolar e oriunda de países de alta renda. As evidências empíricas transversais sugerem que as relações entre comportamentos de movimento e a AR variam conforme o domínio da AR, bem como a forma como os comportamentos são analisados, com associações positivas para a ARCOM quando observados os comportamentos em uma composição. A evidência experimental demonstrou que uma intervenção de AF, utilizando uma abordagem de ginástica educacional, foi efetiva na melhoria do CI, FC e ARCOM no pós-intervenção, porém com efeitos sustentados apenas na ARCOM.
Abstract: Introduction: Self-regulation (SR) is a critical component of child development, encompassing cognitive (CSR), emotional (ESR), and behavioral (BSR) domains. It has been reported that movement behaviors, such as physical activity (PA), sedentary behavior (SB), and sleep, may influence the development of SR in early childhood. However, the current evidence on the associations between these behaviors and SR domains in preschoolers is limited and presents mixed results. Therefore, it is essential to further investigate these relationships, including not only the interaction between these behaviors over 24 hours but also the potential effects of PA interventions on these behaviors and SR in preschoolers. Objective: To investigate the possible cross-sectional and longitudinal relationships between 24-hour movement behaviors and SR domains in preschoolers. Methodology: The development of this thesis involved three stages, which led to four studies. The theoretical investigation stage culminated in a bibliometric analysis of PA intervention studies and outcomes in the cognition of children and adolescents. Publications between 2009 and 2019, indexed in the Web of Science database, were selected. Mesh terms and keywords were used to search for studies. The Vantage Point software was used to normalize terms, and the bibliometric maps were constructed using VOSviewer software. The second stage consisted of investigating cross-sectional relationships, comprising the development of two studies: 1) The relationship between adherence to 24-hour movement behaviors and CSR and BSR in preschoolers; and 2) The association between 24-hour movement behaviors and CSR and BSR in preschoolers: a compositional and isotemporal analysis. These studies included 223 preschoolers aged 4 to 5 years, enrolled in public preschools in the municipality of Petrolina (PE), Brazil. CSR was assessed using the Early Years Toolbox (EYT) battery tests, considering Inhibitory Control (IC), Visuospatial Working Memory (VSWM), and Cognitive Flexibility (CF). BSR was evaluated using the Head, Toes, Knees, and Shoulders (HTKS) revised. PA and SB were objectively measured for seven days using an ActiGraph GT3X accelerometer. Sleep and screen-based SB were assessed through reports from parents/primary caregivers. The third stage, of longitudinal approach, aimed to investigate the effects of a PA intervention, based on an educational gymnastics protocol, on SR, Fundamental Motor Skills (FMS), and movement behaviors of preschoolers. This phase involved the participation of two municipal Early Childhood Education Centers, which were randomized into experimental (n=60) and control (n=60) groups. In addition to the tests used in the cross-sectional studies, subjective SR was assessed using the Child Self-regulation & Behaviour Questionnaire (CSBQ) from the EYT battery - Brazilian version, considering CSRCSBQ, BSR-CSBQ, and ESR-CSBQ, as well as the Gross Motor Development Test (TGMD) - 3rd edition used to assess FMS in locomotion (LOC) and ball skills (BS). All measurements were conducted in three phases: pre-intervention (July/August 2022), post-intervention (November/December 2022), and 12 weeks after the end of the intervention (Follow-up – March/April 2023). Results: In the theoretical phase, a robust collaboration network was observed among authors from high-income countries, with a predominant focus on executive functions and a scarcity of studies directed at the preschool phase, demonstrating the need for more research focused on this specific age group. The cross-sectional studies revealed that adherence to PA and screen time recommendations was positively associated with CF ([β = 4.091091 (95% CI: 0.699, 7.754)]), while adherence to PA and sleep recommendations was negatively associated with BSR ([β = -8.813 (95% CI: -15.794, -1.397)]). The compositional analysis demonstrated that the composition of movement behaviors positively impacts BSR (13%) and that theoretical substitutions of moderate to vigorous PA with light PA and SB could 16 potentially improve BSR. In the longitudinal phase, the experimental group involved in educational gymnastics showed higher scores in IC (0.78 vs 0.59, p = 0.002), CF (7.51 vs 3.47, p < 0.001), and directly and indirectly measured BSR BSR directly = 72.76 vs 44.61, p = 0.007; BRS-CSBQ = 3.89 vs 3.03, p = 0.041), but a reduction in light PA time (307.9 vs 347.0, p = 0.034) compared to the control group post-intervention. Significant effects were observed in the follow-up period only for directly measured BSR in the experimental group (pre: 72.76; post: 81.64, p < 0.001). Both groups improved TGMD (Exppre = 46.73 vs Exppost = 63.95, p<0.001; Conpre = 49.81 vs Conpost = 58.13, p<0,05) and LOC scores (Exppre = 24.02 vs Exppost = 35.89, p<0.001; Conpre = 26.73 vs Conpost = 33.18, p<0,001), but only the experimental group demonstrated increases in BS (pre = 22.87 vs post = 28.21, p<0.001). Conclusion: This thesis evidenced an international network of publications in the area of PA interventions, with less emphasis on the preschool phase and predominantly from high-income countries. Empirical cross-sectional evidence suggests that the relationships between movement behaviors and SR vary according to the SR domain, as well as how the behaviors are analyzed, with positive associations for BSR when movement behaviors are observed in a composition. Experimental evidence demonstrated that a PA intervention using an educational gymnastics approach was effective in improving IC, CF, and BSR post-intervention, but with sustained effects only on BSR.
Palavras-chave: Comportamento - Autorregulação
Comportamentos de movimento - 24 horas
Pré-escolares
Self-regulation
24-hour movement behaviors
Preschoolers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33903
Data do documento: 30-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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