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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33906
Tipo: Dissertação
Título: Ambientalização da gestão universitária: um olhar sobre a Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Xavier Júnior, José Rômulo Batista
Primeiro Orientador: Pereira, Alexandre Macedo
Resumo: Acumulam-se evidências científicas que atestam que o Planeta Terra vem sofrendo, a mais não poder, as nefastas consequências da exploração desenfreada dos elementos que compõem este complexo globo que é, até o momento, a morada intransferível de toda a humanidade. As Universidades Públicas brasileiras, como pilares da educação superior, assumem um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e na promoção do progresso social. Sua missão vai além da mera instrução acadêmica, estendendo-se à construção de conhecimento e ao fomento do desenvolvimento socioambiental, em suas diversas escalas. Nesse contexto, tornase imperativo que as universidades assumam um compromisso ético, científico e político com o enfrentamento da crise socioambiental, um desafio que permeia todos os aspectos da sociedade contemporânea. Diante disso, esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de ambientalização na política institucional de gestão da Universidade Federal da Paraíba entre 2013 e 2023. Para tanto, discute-se a relevância da ação antrópica e do modo de produção capitalista na crise ambiental de escala global vivenciada no Planeta Terra por meio do recurso aos conceitos de antropocento e capitaloceno, bem como se busca esclarecer o que de fato significa a tão falada crise ambiental, expondo-se a ideia de limites ambientais e as consequências inerentes à ultrapassagem de tais barreiras. Traçado esse contexto, aborda-se a noção sociológica de ambientalização, a fim de que, assentados os alicerces teóricos se possa introduzir o conceito de ambientalização da educação superior, que vem a ser o processo por meio do qual temas socioambientais são inseridos aos conteúdos e práticas curriculares (ensino) de forma integrada às demais instâncias do processo educativo universitário (pesquisa, extensão e gestão). Aborda-se então de forma detida o que a literatura científica tem debatido com relação à ambientalização em cada uma das esferas da educação superior, com ênfase na dimensão da gestão. Todo esse percurso descrito é composto por passos preparatórios necessários para a efetiva consecução dos objetivos da pesquisa, visto que, por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, tais debates possibilitam justificar de maneira fundamentada as escolhas feitas para a formação do corpo de documentos a serem analisados na pesquisa. Por fim, utiliza-se os documentos selecionados para descrever, compreender e discutir o processo de ambientalização na política institucional de gestão da Universidade Federal da Paraíba. Isso é feito por meio da descrição da organização institucional das unidades que atuam para esse fim e pela discussão detalhada dos resultados obtidos pela instituição na plataforma internacional UI GreenMetric World University Ranking, edição 2023. No tocante à metodologia, a pesquisa adota abordagem qualitativa, com adoção do procedimento lógico dedutivo, que permite iniciar a pesquisa a partir do estudo de uma realidade geral e, gradativamente, estreitar o universo de análise para temas e realidades sociais específicas. O Produto Técnico Tecnológico da Pesquisa consiste em uma proposta de programa institucional que tem como objetivos precípuos a elaboração de um plano diretor participativo que preveja a adoção de práticas de sustentabilidade em áreas como água, energia e resíduos; e a atualização do Plano de Logística Sustentável da instituição, a fim de que a instituição passe a adimplir os requisitos fixados na Portaria Seges/ME nº 8.678, de 19 de julho de 2021 no que diz respeito à implementação de instrumentos de governança nas contratações realizadas pela Universidade Federal da Paraíba.
Abstract: A growing body of scientific evidence attests that the Earth's suffering from the unchecked exploitation of Its resources. Brazilian public universities, as pillars of higher education, assume a crucial role in forming conscious citizens and promoting social progress. Their mission extends beyond academic instruction to include the construction of knowledge and the fostering of socio-environmental development at various scales. In this context, it becomes imperative for universities to assume an ethical, scientific, and political commitment to addressing the socio-environmental crisis, a challenge that permeates all aspects of contemporary society. Given this, this dissertation aims to analyze the process of environmentalization in the Institutional Management Policy of the Federal University of Paraíba between 2013 and 2023. To achieve this, it discusses the relevance of anthropogenic action and the capitalist mode of production in the global environmental crisis through the concepts of the Anthropocene and Capitalocene. It also seeks to clarify the meaning of the much-discussed environmental crisis, exposing the idea of planetary boundaries and the consequences of exceeding these thresholds. Having established this context, the sociological notion of environmentalization is addressed. This allows the introduction of the concept of environmentalization in higher education, which is the process by which socio-environmental themes are integrated into curricular content and practices (teaching) in a manner integrated with other instances of the university educational process (research, extension, and management). The literature on environmentalization in each of the spheres of higher education, with an emphasis on the management dimension, is then addressed in detail. This entire described path is composed of preparatory steps necessary for the effective achievement of the research objectives, since, as this is a bibliographic and documentary research, these debates make it possible to justify in a well-founded manner the choices made for the formation of the body of documents to be analyzed in the research. Finally, the selected documents are used to describe, understand, and discuss the environmentalization process in the institutional management policy of the Federal University of Paraíba. This is done through a description of the institutional organization of the units that act for this purpose and through a detailed discussion of the results obtained by the institution in the international platform UI GreenMetric World University Ranking, 2023 edition. In terms of methodology, the research adopts a qualitative approach, with the adoption of the deductive logical procedure, which allows starting the research from the study of a general reality and gradually narrowing the universe of analysis to specific themes and social realities. The Technical-Technological Product of the Research consists of a proposal for an institutional program whose main objectives are the elaboration of a participatory master plan that foresees the adoption of sustainability practices in areas such as water, energy, and waste; and the updating of the institution's Sustainable Logistics Plan, so that the institution can comply with the requirements established in Ordinance Seges/ME No. 8.678, of July 19, 2021, regarding the implementation of governance instruments in the contracts carried out by the Federal University of Paraíba.
Palavras-chave: Ambientalização
Política ambiental
Gestão do ensino superior
Sustentabilidade
Environmentalization
Environmental policy
Higher education management
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33906
Data do documento: 27-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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