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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33907
Tipo: | Dissertação |
Título: | Financiamento da extensão no Instituto Federal da Paraíba no período de 2019 a 2022 |
Autor(es): | Oliveira, Maria Cleidenedia Morais |
Primeiro Orientador: | Araújo, Rhoberta Santana de |
Resumo: | A pesquisa realizada nos campi do IFPB: Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo e Guarabira teve como objetivo analisar os critérios adotados pela gestão para o financiamento das ações de extensão no período de 2019 a 2022. A importância dessas ações para a comunidade local e a formação dos estudantes foi destacada, ressaltando a necessidade de garantir recursos financeiros estáveis e transparentes para fortalecer a extensão universitária. Os objetivos da pesquisa foram: a) Quantificar o total dos recursos orçamentários destinados às ações de Extensão nos campi em estudo no período de 2019 a 2022; b) Demonstrar o quantitativo de ações realizadas na/pela Extensão no mesmo período; c) Apresentar os critérios utilizados pela gestão dos campi para financiar as ações de Extensão; d) Elaborar um documento orientador com proposta de critérios pré-estabelecidos para o financiamento das ações de Extensão do IFPB. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos, análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com os gestores dos campi de Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo e Guarabira. Os dados coletados nas entrevistas com os gestores dos campi foram essenciais para compreender os processos de financiamento da extensão. A abordagem qualiquantitativa foi adotada para analisar os dados obtidos e identificar os recursos orçamentários destinados às ações de extensão no período em questão. Durante o período de 2019 a 2022, os resultados da pesquisa apontaram disparidades nos recursos orçamentários destinados às ações de extensão nos diferentes campi do IFPB. O Campus Cajazeiras foi identificado como o que investiu o maior montante de recursos no financiamento das ações de extensão, seguido pelo Campus Princesa Isabel. Da mesma forma, o campus Cajazeiras surge como líder, com o maior volume de ações de extensão executadas no memo período. Essas disparidades podem ser atribuídas às necessidades locais específicas de cada região, áreas de atuação e prioridades estabelecidas pela gestão de cada campus. Além disso, houve uma redução substancial nos recursos orçamentários para o financiamento das ações de extensão nos anos de 2020 e 2021, possivelmente devido ao impacto da pandemia da COVID-19. Essas variações nos recursos exigiram adaptações nas ações de extensão nos campi, demonstrando a importância de garantir recursos financeiros adequados e flexíveis para enfrentar situações adversas. Os gestores dos campi reconheceram a importância da extensão como parte integrante da missão institucional, valorizando seu papel na formação integral dos estudantes e no fortalecimento do vínculo entre o Campus e a comunidade. A equiparação dos valores de financiamento da extensão com os resultados da pesquisa demonstrou o reconhecimento da relevância das ações de extensão para o desenvolvimento institucional e o bem-estar da comunidade do entorno do Campus. Em suma, a pesquisa contribuiu academicamente ao oferecer uma análise aprofundada do financiamento da extensão no IFPB, identificando lacunas, destacando boas práticas e fornecendo recomendações para fortalecer e otimizar essas iniciativas. O impacto social das ações de extensão foi ressaltado, promovendo o desenvolvimento regional e a integração do Campus com a comunidade, evidenciando o potencial transformador dessas atividades para a sociedade como um todo. |
Abstract: | The research carried out at the IFPB campuses: Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo and Guarabira aimed to analyze the criteria adopted by management for funding extension activities from 2019 to 2022. The importance of these actions for the local community and the training of students was highlighted, underscoring the need to ensure stable and transparent financial resources to strengthen university extension. The objectives of the research were: a) a) To quantify the total budget resources allocated to Extension actions on the campuses under study from 2019 to 2022; b) To demonstrate the number of actions carried out in/by Extension in the same period; c) To present the criteria used by the campuses' management to finance Extension actions;d) To draw up a guiding document proposing pre-established criteria for funding IFPB Extension actions. The research methodology was based on bibliographical studies, analysis of official documents and semi-structured interviews with the managers of the Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cabedelo and Guarabira campuses. The data collected in the interviews with campus managers was essential for understanding the processes of financing extension. The qualitative-quantitative approach was adopted to analyze the data obtained and identify the budgetary resources allocated to extension actions in the period in question. During the period from 2019 to 2022, the results of the research pointed to disparities in the budget resources allocated to extension actions at the different IFPB campuses. The Cajazeiras Campus was identified as the one that invested the largest amount of resources in financing extension actions, followed by the Princesa Isabel Campus. Similarly, the Cajazeiras campus emerged as the leader, with the largest volume of extension actions carried out in the same period. These disparities can be attributed to the specific local needs of each region, areas of activity and priorities established by the management of each campus. In addition, there was a substantial reduction in budget resources for funding extension actions in 2020 and 2021, possibly due to the impact of the COVID-19 pandemic. These variations in resources have required adaptations in the extension actions on the campuses, demonstrating the importance of ensuring adequate and flexible financial resources to deal with adverse situations. Campus managers recognized the importance of extension as an integral part of the institutional mission, valuing its role in the comprehensive training of students and in strengthening the link between the campus and the community. Matching extension funding amounts with the results of the survey demonstrated recognition of the relevance of extension activities for institutional development and the well-being of the community surrounding the campus. In short, the research made an academic contribution by offering an in-depth analysis of extension funding at IFPB, identifying gaps, highlighting good practices and providing recommendations for strengthening and optimizing these initiatives. The social impact of extension activities was highlighted, promoting regional development and the integration of the Campus with the community, highlighting the transformative potential of these activities for society as a whole. |
Palavras-chave: | Educação superior - Financiamento Extensão universitária IFPB Financing higher education University extension |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33907 |
Data do documento: | 28-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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