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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33909
Tipo: | Dissertação |
Título: | Participação dos técnicos administrativos nas pesquisas científicas do Instituto Federal da Paraíba: estudo de caso no campus João Pessoa |
Autor(es): | Carvalho, Ubiratan Santos de |
Primeiro Orientador: | Pontes, Ana Paula Furtado Soares |
Resumo: | Os institutos federais, criados por meio da Lei nº 11.892/2008, fundamentam-se na verticalização do ensino, com a oferta da educação superior, básica e profissional. Dentre suas finalidades, são previstas a de realizar e estimular a pesquisa aplicada, que tem como foco responder às demandas sociais ou institucionais mediante soluções técnicas e/ou tecnológicas. Em que pese seja prevista essa finalidade, recentemente os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal da Paraíba foram impedidos de participar de pesquisas institucionais, o que nos despertou o interesse de realizar este estudo, que teve por objetivo analisar as contribuições dos servidores técnico-administrativos nas pesquisas institucionais no âmbito no IFPB campus João Pessoa, desenvolvidas no período anterior à restrição imposta aos TAEs. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso de caráter exploratório, sendo os dados gerados discutidos por meio da análise de conteúdo. Após levantamento bibliográfico e análise de dados encontrados no site do IFPB e na plataforma Lattes, aplicamos um questionário com perguntas semiestruturadas para um grupo de TAEs que já havia realizado pesquisas institucionais no período definido (2014-2020), sendo identificado o perfil desses servidores, verificando suas contribuições e o tipo de participação que tiveram nessas pesquisas, bem como as dificuldades encontradas para o seu desenvolvimento. Como produto da pesquisa, desenvolvemos um manual de boas práticas sobre a participação dos TAEs na pesquisa institucional do IFPB, com a finalidade de estimular o debate e a discussão sobre a importância da participação desses servidores em pesquisas institucionais, assim como dar visibilidade às suas contribuições e à sua importância nos ambientes de trabalho e na área da pesquisa aplicada. Este estudo evidenciou que há pesquisadores TAEs disponíveis e interessados em atuar no âmbito das pesquisas institucionais, mas que ainda não são reconhecidos pela instituição, o que leva à invisibilização e desvalorização desses servidores no desenvolvimento de suas atividades, inclusive na pesquisa, deixandoos à margem de alguns direitos, reduzindo a sua importância e o seu potencial de contribuição para a instituição. |
Abstract: | The Federal Institutes, created through Law No. 11,892/2008, are based on the verticalization of education, offering higher, basic, and vocational education. Among their objectives is the promotion and encouragement of applied research, aimed at addressing social or institutional demands through technical and/or technological solutions. Despite this purpose being established, recently the technical-administrative staff (TAEs) of the Federal Institute of Paraíba were prohibited from participating in institutional research, which sparked our interest in conducting this study. The study aimed to analyze the contributions of TAEs in institutional research at IFPB Campus João Pessoa, focusing on the period before the restriction was imposed on them. The research followed a qualitative approach, specifically a case study of exploratory nature, with data analyzed through content analysis. Following a literature review and data collection from IFPB's website and Lattes platform, a semi-structured questionnaire was administered to a group of TAEs who had conducted institutional research during the defined period (2014-2020). This aimed to identify their profiles, assess their contributions, examine their roles in these research projects, and explore the challenges they faced in their development. As an outcome, we developed a best practices manual regarding TAE participation in institutional research at IFPB. The manual seeks to stimulate debate and discussion on the importance of TAE involvement in institutional research, highlighting their contributions and significance in their work environments and in the field of applied research. This study revealed that there are TAE researchers available and interested in participating in institutional research, yet they are not recognized by the institution, what leads to the invisibility and devaluation of these public servants in the development of their activities, including research, which marginalizes them from certain rights and diminishes their importance and potential contributions to the institution. |
Palavras-chave: | Técnicos-administrativos Instituto Federal da Paraíba IFPB Administrative technicians Institutional research Federal institute of paraíba |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33909 |
Data do documento: | 14-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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