Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ana Karoline Tavares da-
dc.date.accessioned2025-03-11T22:33:59Z-
dc.date.available2025-03-11-
dc.date.available2025-03-11T22:33:59Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33915-
dc.description.abstractThis work presents a study on public spaces, especially outdoor squares, and their relationship with children in early childhood, and especially with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way, the importance of public squares as spaces for social interaction and leisure in the city is recognized, highlighting the need to make them accessible and inclusive for these children. The objective of this study is to propose strategies to improve accessibility and inclusion for these children in public squares, considering physical, social and sensory aspects of the urban environment. To achieve this, it involved characterizing the specific demands of these children, through the identification of strategies for constructing landscape scenarios, analyzing their and their families' perceptions of the use of these public spaces, through interviews and experiences, and graphic simulation of the scenarios. adapted landscaping. The results revealed the importance of sensory, social and physical accessibility, security, alternative communication, playfulness and interactions with nature as fundamental elements for planning inclusive public squares. Given the results, it is concluded that the identified strategies are simple and known, without presenting peculiar and specific characteristics, however, they require that they be applied in an integrated and precise manner, with attention to detail to guarantee the effectiveness of inclusion. As developments, we suggest the materialization of the proposed strategies for dissemination and case studies that test these strategies, contributing to the construction of more inclusive cities for children with autism and for society in general.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-03-11T22:33:59Z No. of bitstreams: 1 AQUI SE BRINCA_ TCC FINAL.pdf: 97283071 bytes, checksum: 40af1833e5273826e3b19593bde8ff95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T22:33:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AQUI SE BRINCA_ TCC FINAL.pdf: 97283071 bytes, checksum: 40af1833e5273826e3b19593bde8ff95 (MD5) Previous issue date: 2024-05-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectPraçapt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectAcessibilidade; inclusão.pt_BR
dc.titleAqui se brinca: Cenários Paisagísticos de praças públicas inclusivas ao TEA, e a beleza das diferençaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Luciana Andrade dos-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre espaços públicos, sobretudo das praças ao ar livre, e sua relação com as crianças na primeira infância, e em especial no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, reconhece-se a importância das praças públicas como espaços de interação social e lazer na cidade, ressaltando a necessidade de torná-las acessíveis e inclusivas para essas crianças. O objetivo deste estudo é propor estratégias de melhoria na acessibilidade e inclusão para essas crianças em praças públicas, considerando aspectos físicos, sociais e sensoriais do ambiente urbano. Para isso, envolveu a caracterização das demandas específicas dessas crianças, através da identificação das estratégias para construção dos cenários paisagísticos, a análise das percepções delas e de seus familiares sobre o uso desses espaços públicos, por entrevistas e vivências, e a simulação gráfica dos cenários paisagísticos adaptados. Os resultados revelaram a importância da acessibilidade sensorial, social e física, da segurança, da comunicação alternativa, da ludicidade e das interações com a natureza como elementos fundamentais para o planejamento de praças públicas inclusivas. Diante dos resultados, conclui-se que estratégias identificadas são simples e conhecidas, sem apresentar características peculiares e específicas, no entanto, exige que sejam aplicadas de maneira integrada e precisa, com atenção aos detalhes para garantir a eficácia da inclusão. Como desdobramentos, sugere-se a materialização das estratégias propostas para divulgação e estudos de caso que contribuam para a construção de cidades mais inclusivas para crianças com autismo e para a sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AQUI SE BRINCA_ TCC FINAL.pdf95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.