Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Dimas Bento-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:25:11Z-
dc.date.available2018-07-06-
dc.date.available2025-03-12T16:25:11Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33919-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marciel Oliveira (marciel.oliveira@ccae.ufpb.br) on 2025-02-25T18:56:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DimasBentoFerreira_TERMO.pdf: 86634 bytes, checksum: 88cd314cd2c77e906e9d85e0eedbce91 (MD5) DimasBentoFerreira_TCC.pdf: 486998 bytes, checksum: 3647bf572f365226219d42050785c7cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DimasBentoFerreira_TERMO.pdf: 86634 bytes, checksum: 88cd314cd2c77e906e9d85e0eedbce91 (MD5) DimasBentoFerreira_TCC.pdf: 486998 bytes, checksum: 3647bf572f365226219d42050785c7cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DimasBentoFerreira_TERMO.pdf: 86634 bytes, checksum: 88cd314cd2c77e906e9d85e0eedbce91 (MD5) DimasBentoFerreira_TCC.pdf: 486998 bytes, checksum: 3647bf572f365226219d42050785c7cc (MD5) Previous issue date: 2018-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.titleGêneros textuais multimodais e o ensino de língua: análise da prática docente de Língua Inglesa no 7º Anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca refletir sobre a importância do trabalho com a leitura e a produção de textos multimodais, especialmente as tirinhas, nas aulas de Língua Inglesa, pois as transformações ocorridas na sociedade e nas práticas sociais intermediadas pelas linguagens requerem novas habilidades. Assim, a escola precisa oportunizar aos alunos o trabalho com a leitura e a produção desses textos, de forma a contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico e os multiletramentos dos alunos. A presente pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico interpretativo, coletou dados a partir da aplicação de um questionário aplicado a um docente de língua inglesa de uma escola pública da cidade de Caiçara-PB. Para tal, nos debruçamos sobre os estudos de Bakhtin (2011), Rojo & Barbosa (2016) para compreendermos o conceito de gênero textual; para abordarmos a multimodalidade, utilizamos Rojo & Barbosa (2016), entre outros. Para a abordagem do ensino da Língua Estrangeira, utilizamos os PCN de Língua Estrangeira (2008). Como resultados, constatamos a importância do trabalho com os gêneros textuais multimodais em virtude das práticas atuais de linguagem na era da internet, já que os alunos estão em contato com esses gêneros cotidianamente, o que pode se tornar uma ferramenta importante para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DimasBentoFerreira_TERMO.pdfTERMO84,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
DimasBentoFerreira_TCC.pdfTCC475,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons