Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Daniel Barbosa Da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T16:29:54Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T16:29:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33921 | - |
dc.description.abstract | The teaching of foreign languages in the Brazilian context has been happening since Brazil was a colony, since the Portuguese, when they landed in Brazil, learned to teach Portuguese to the people who already lived here. With the advancement of the colony and the creation of the first schools, some norms were created, even disciplining the teaching of foreign languages, norms that were perfected over the years. For this reason, it is important to know both the historical part and the guidelines of the education system that govern the teaching of foreign languages today, with a main focus on the changes proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and its possible interventions for teaching. of languages. Thus, the objective is to reflect on the teaching of languages in the national context, from colonial Brazil. It is an exploratory and descriptive research based on the use of technical procedures of bibliographical research. The present study intends to answer the following question: what advances/setbacks have been observed in language teaching since colonial Brazil, contextualizing the current moment, after the approval of the BNCC? It can be observed that, over the years, many changes were made in the teaching of foreign languages, and currently, with the BNCC, some were the objections against its approval/remaining in force, which led the current government to suspend its implementation so that debates on this topic can be broadened. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-02-27T19:51:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DanielBarbosadaSilva_TERMO.pdf: 595865 bytes, checksum: 2b350ff3f90074fa60b88454bc2e54bc (MD5) DanielBarbosadaSilva_ARTIGO.pdf: 1194609 bytes, checksum: 50737fc4051c3abf8543713f5b73c486 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:29:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DanielBarbosadaSilva_TERMO.pdf: 595865 bytes, checksum: 2b350ff3f90074fa60b88454bc2e54bc (MD5) DanielBarbosadaSilva_ARTIGO.pdf: 1194609 bytes, checksum: 50737fc4051c3abf8543713f5b73c486 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T16:29:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DanielBarbosadaSilva_TERMO.pdf: 595865 bytes, checksum: 2b350ff3f90074fa60b88454bc2e54bc (MD5) DanielBarbosadaSilva_ARTIGO.pdf: 1194609 bytes, checksum: 50737fc4051c3abf8543713f5b73c486 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | O ensino de línguas desde o Brasil colônia até os dias atuais: avanços e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de línguas estrangeiras no contexto brasileiro vem ocorrendo desde que o Brasil era uma colônia, uma vez que os portugueses, ao desembarcarem no Brasil, começaram a ensinar português aos povos que aqui já habitavam. Com o avanço da colônia e a criação das primeiras escolas, algumas normas foram criadas disciplinando inclusive o ensino de línguas estrangeiras, normas essas que foram se aperfeiçoando com o passar dos anos. Por esse motivo, torna-se importante conhecer tanto a parte histórica quanto as diretrizes do sistema de ensino que disciplinam o ensino de línguas estrangeiras atualmente, com foco principal nas mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas possíveis implicações para o ensino de línguas. Desse modo, objetiva-se refletir sobre o ensino de línguas no contexto nacional, desde o Brasil colônia. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir do uso de procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. O presente estudo pretende responder à seguinte pergunta: quais os avanços/retrocessos observados no ensino de línguas desde o Brasil colônia, contextualizando o momento atual, depois da aprovação da BNCC? Podese observar que, com o passar dos anos, muitas mudanças foram realizadas no ensino de línguas estrangeiras, e, atualmente, com a BNCC, algumas foram as objeções contra a sua aprovação/permanência em vigor, o que levou o governo atual a suspender a sua implementação para que sejam ampliados os debates acerca desse tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DanielBarbosadaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 581,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
DanielBarbosadaSilva_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons