Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jane Amaral de-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:43:14Z-
dc.date.available2025-03-12T16:43:14Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33925-
dc.description.abstractThe Multifunctional Resource Room (MRR) is an environment where various didactic and pedagogical materials can be found and specialized professionals assist students who need Specialized Educational Service (SES) after school hours. In addition, it is considered a place of personal development, therefore, it aims to analyze and overcome the students' learning difficulties. The MRR during the school year at a public school in Barrolândia in the city of Belmonte-BA, serving 16 students, whose focus is on obstacles encountered during the teaching and learning process. Thus, this work presents an experience report of an English language teacher, working in this context of the SES. This research revealed that the SES contributes to the school inclusion process of students with disabilities, as it is responsible for identifying, developing and organizing educational and accessibility resources to ensure full participation in regular education for students with needs, difficulties or functional disorders. This study demonstrated that both the SES and the MRR have contributed to significant advances in school inclusion policies that provide these students with the conditions for true progress in teaching and learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-02-27T20:36:28Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TCC.pdf: 271351 bytes, checksum: 3f099bcc3267930e4faca91d1fa8fd51 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TERMO.pdf: 201747 bytes, checksum: b0c837412acdddec5682ed0b51c73ee9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:43:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TCC.pdf: 271351 bytes, checksum: 3f099bcc3267930e4faca91d1fa8fd51 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TERMO.pdf: 201747 bytes, checksum: b0c837412acdddec5682ed0b51c73ee9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:43:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TCC.pdf: 271351 bytes, checksum: 3f099bcc3267930e4faca91d1fa8fd51 (MD5) JaneAmaraldeOliveira_TERMO.pdf: 201747 bytes, checksum: b0c837412acdddec5682ed0b51c73ee9 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofOs principais desafios do professor de língua inglesa na sala multifuncionalpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.titleOs principais desafios do professor de língua inglesa na sala multifuncionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF) é um ambiente onde diversos materiais didáticos e pedagógicos podem ser encontrados e profissionais especializados atendem os alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. Além disso, é considerado um local de desenvolvimento pessoal, portanto, visa analisar e superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente referente à importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na SRMF durante o ano letivo de uma escola pública de Barrolândia no município de Belmonte-BA, com atendimento a 16 alunos, cujo foco são obstáculos encontrados durante o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de experiencia de uma professora de língua inglesa, atuando nesse contexto do AEE. A presente pesquisa revelou que o AEE contribui para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, pois é responsável por identificar, desenvolver e organizar recursos educacionais e de acessibilidade para garantir a plena participação no ensino regular de alunos com necessidades, dificuldades ou transtornos funcionais. Este estudo demonstrou que tanto o AEE quanto o SRMF têm contribuído para avanços significativos políticas de inclusão escolar que proporcionam a esses alunos as condições para um verdadeiro progresso no ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaneAmaraldeOliveira_TCC.pdfTCC264,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JaneAmaraldeOliveira_TERMO.pdfTERMO197,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons