Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joanderson João da-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:46:09Z-
dc.date.available2025-03-12T16:46:09Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33926-
dc.description.abstractThe research in question aims to identify the challenges faced by Youth and Adult Education teachers to work on reading and writing skills with their students. EJA students have their specificities and greatest difficulties, which can be attributed to the degree of responsibility, lifestyle and work or literacy level at which they are. This research takes as reference the authors Nascimento (2018), Carvalho (2021), Souza (2012), Ávila (2005), Oliveira (2015), Morais (2014), Schardosin and Alves (2019) and Soares (2016). In this context, in order to achieve the purpose of this study, two interviews were conducted for data collection, with analysis from a qualitative approach. The research was applied to EJA teachers from the public network in the municipality of Mari, in Paraíba. The results revealed that teachers have been looking for different alternatives for the development of reading and writing skills with students4 and, even with some difficulties in absorbing knowledge, developing these skills, dayto-day fatigue and low self-esteem, they have shown results satisfactory in terms of reading and writing and proposed dynamics in the classroom for better teaching and learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-02-27T20:45:33Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TCC.pdf: 284374 bytes, checksum: 1065795d524f6c6709db18c3512eb3f6 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TERMO.pdf: 697657 bytes, checksum: d23f2de934be3895f0810c11668e0cd9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:46:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TCC.pdf: 284374 bytes, checksum: 1065795d524f6c6709db18c3512eb3f6 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TERMO.pdf: 697657 bytes, checksum: d23f2de934be3895f0810c11668e0cd9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:46:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TCC.pdf: 284374 bytes, checksum: 1065795d524f6c6709db18c3512eb3f6 (MD5) JoandersonJoãodaSilva_TERMO.pdf: 697657 bytes, checksum: d23f2de934be3895f0810c11668e0cd9 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofDesafios de docentes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em jovens e adultospt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraciapt_BR
dc.subjectHabilidades de leitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetização de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleDesafios de docentes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em jovens e adultospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão objetiva identificar os desafios enfrentados por professores da Educação de Jovens e Adultos para trabalhar as habilidades de leitura e escrita com seus alunos. Os discentes da EJA têm suas especificidades e maiores dificuldades, o que pode ser atribuído ao grau de responsabilidade, ao estilo de vida e trabalho ou ao nível de alfabetização em que se encontram. Essa pesquisa toma como referência os autores Nascimento (2018), Carvalho (2021), Souza (2012), Ávila (2005), Oliveira (2015), Morais (2014), Schardosin e Alves (2019) e Soares (2016). Nesse contexto, com fins de alcançar a finalidade desse estudo, foram realizadas duas entrevistas para a coleta de dados, com análise a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada junto a professores da EJA da rede pública do município de Mari, na Paraíba. Os resultados revelaram que os docentes têm buscado diferentes alternativas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com os alunos e, mesmo com algumas dificuldades de absorção de conhecimento, desenvolvimento destas habilidades, cansaço do dia a dia e autoestima baixa, eles têm mostrado resultados satisfatórios quanto à leitura e escrita e dinâmicas propostas em sala de aula para melhor ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoandersonJoãodaSilva_TCC.pdfTCC277,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoandersonJoãodaSilva_TERMO.pdfTERMO681,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons