Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Josilene Costa-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:48:30Z-
dc.date.available2025-03-12T16:48:30Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33927-
dc.description.abstractThis article aims to investigate possible challenges and successes regarding the practice of teaching by English teachers in elementary school in the public school system in the cities of Mamanguape, Rio Tinto and Marcação, in the State of Paraíba. This is a basic research with a quantitative approach, in which a questionnaire with closed questions was applied, aimed at teachers who teach English. Employing the descriptive analysis method, through the collected data, it identified the challenges and successes in teaching English in the municipal network of the investigated cities. Challenges include the lack of adequate teaching materials, poor infrastructure and lack of student interest. On the other hand, successes were found in the commitment of teachers to seek improvement and fluency in English. This information provides a comprehensive view of English language teaching in these municipal schools, thus making this academic work a source of knowledge regarding the development of teaching and for future research on the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-02-28T15:45:32Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TERMO.pdf: 275592 bytes, checksum: f82c8c324d6823feee4bf275457f4274 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TCC.pdf: 2593286 bytes, checksum: 4b0b7ba73aa54ff6e63a6b34be72cd2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TERMO.pdf: 275592 bytes, checksum: f82c8c324d6823feee4bf275457f4274 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TCC.pdf: 2593286 bytes, checksum: 4b0b7ba73aa54ff6e63a6b34be72cd2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TERMO.pdf: 275592 bytes, checksum: f82c8c324d6823feee4bf275457f4274 (MD5) JosileneCostaTeixeira_TCC.pdf: 2593286 bytes, checksum: 4b0b7ba73aa54ff6e63a6b34be72cd2f (MD5) Previous issue date: 2023-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectDificuldades de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectÊxitos de práticas de ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleDesafios e êxitos dos professores de língua inglesa das escolas públicas das cidades de Mamanguape, Rio Tinto e Marcação – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Holanda, Fernanda Marques de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7878109465968138pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0400183033378769pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo investigar os possíveis desafios e êxitos quanto à prática do ensino por parte dos professores de Língua Inglesa do ensino fundamental na rede pública de ensino das cidades de Mamanguape, Rio Tinto e Marcação, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem quantitativa, em que se aplicou-se um questionário de perguntas fechadas, direcionado aos professores que lecionam Língua Inglesa. Empregando o método de análise descritiva, por meio dos dados coletados, identificouos desafios e êxitos no ensino de Língua Inglesa na rede municipal das cidades investigadas. Os desafios incluem a falta de material didático adequado, a precariedade da infraestrutura e a falta de interesse dos alunos. Por outro lado, os êxitos foram encontrados no comprometimento dos professores em buscar aprimoramento e na fluência em inglês. Essas informações fornecem uma visão abrangente do ensino de Língua Inglesa nessas escolas municipais, tornando assim, este trabalho acadêmico como uma fonte de conhecimento a respeito do desenvolvimento do ensino e para futuras pesquisas sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosileneCostaTeixeira_TERMO.pdfTERMO269,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
JosileneCostaTeixeira_TCC.pdfTCC2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons