Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Cássia Helen Juvino da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-12T16:54:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-12T16:54:14Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929 | - |
| dc.description.abstract | Considering the insertion of literature as an element that enhances the learning of a language, the present investigation intends to investigate the literary literacy process of an English language teacher. Thus, this research is based on works on the role of reading in teaching 3 English in the Brazilian context (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), literary texts in the development of reading in English (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) and critical literacy in English language teaching (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). This is a qualitative and descriptive research, whose data were collected through a semi-structured questionnaire. The results reveal that the literary text is an important resource for the development of the student's critical sense in the English language class. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-03-06T15:52:09Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:54:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T16:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5) Previous issue date: 2023-06-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.title | Revelações sobre o letramento literário de uma professora de língua inglesa no ensino médio: experiências vividas e contadas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Sandra Maria Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5682467807366297 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 06/03/2025 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Considerando a inserção da literatura como elemento que potencializa a aprendizagem de uma língua, a presente pesquisa pretende investigar o processo de letramento literário de uma professora de língua inglesa. Assim, esta pesquisa fundamenta-se nos trabalhos sobre o papel da leitura no ensino de língua inglesa no contexto brasileiro (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), os textos literários no desenvolvimento da leitura em língua inglesa (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) e letramento crítico no ensino de língua inglesa (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados revelam que o texto literário é um recurso importante para o desenvolvimento do senso crítico no aluno na aula de língua inglesa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 501,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
| CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf | TCC | 250,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
