Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cássia Helen Juvino da-
dc.date.accessioned2025-03-12T16:54:14Z-
dc.date.available2025-03-12T16:54:14Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929-
dc.description.abstractConsidering the insertion of literature as an element that enhances the learning of a language, the present investigation intends to investigate the literary literacy process of an English language teacher. Thus, this research is based on works on the role of reading in teaching 3 English in the Brazilian context (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), literary texts in the development of reading in English (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) and critical literacy in English language teaching (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). This is a qualitative and descriptive research, whose data were collected through a semi-structured questionnaire. The results reveal that the literary text is an important resource for the development of the student's critical sense in the English language class.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-03-06T15:52:09Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T16:54:14Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T16:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf: 513274 bytes, checksum: 475b2ecbb75a25d682987e10690ac1cc (MD5) CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf: 256394 bytes, checksum: 31195701d2c73a4483e8dce670bf9d0b (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.titleRevelações sobre o letramento literário de uma professora de língua inglesa no ensino médio: experiências vividas e contadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Sandra Maria Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682467807366297pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 06/03/2025pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a inserção da literatura como elemento que potencializa a aprendizagem de uma língua, a presente pesquisa pretende investigar o processo de letramento literário de uma professora de língua inglesa. Assim, esta pesquisa fundamenta-se nos trabalhos sobre o papel da leitura no ensino de língua inglesa no contexto brasileiro (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), os textos literários no desenvolvimento da leitura em língua inglesa (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) e letramento crítico no ensino de língua inglesa (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados revelam que o texto literário é um recurso importante para o desenvolvimento do senso crítico no aluno na aula de língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdfTERMO501,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdfTCC250,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons