Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Thaís da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-12T17:05:46Z-
dc.date.available2025-03-12T17:05:46Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33934-
dc.description.abstractThis article proposes to discuss Psycholinguistics based on Wouk (1975), Pereira (2010) and Maia (2018) among others, in addition to exploring its entire development, especially with regard to the second language. As a general objective, this research aims to discuss how Psycholinguistics has been an important area of study, mainly for the acquisition and teaching/learning of foreign languages. As specific objectives, the research intends to reflect on the assumptions of Psycholinguistics regarding the mother tongue and discuss the psycholinguistic aspects involved in the context of language teaching and learning. The study has bibliographic character, qualitative approach and explanatory nature. The main result of this work is the fact that Psycholinguistics has been acting for a long time as a strong contributor to the field of language acquisition and teaching and learning, especially with regard to the school context. One of the conclusions obtained during the research is that discussions in the area of Psycholinguistics can contribute to the learning process not only of other languages, but also of the mother tongue, since its methods must be in tune with the cognitive reality, of interest , abilities and competences of the student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-03-06T18:44:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TCC.pdf: 384546 bytes, checksum: dd2645384ed1faba52627f3deb7a2f80 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TERMO.pdf: 222256 bytes, checksum: eeec3e2bb2ba16a1a29ddedc93cf30d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T17:05:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TCC.pdf: 384546 bytes, checksum: dd2645384ed1faba52627f3deb7a2f80 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TERMO.pdf: 222256 bytes, checksum: eeec3e2bb2ba16a1a29ddedc93cf30d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T17:05:46Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TCC.pdf: 384546 bytes, checksum: dd2645384ed1faba52627f3deb7a2f80 (MD5) ThaísdaSilvaRodrigues_TERMO.pdf: 222256 bytes, checksum: eeec3e2bb2ba16a1a29ddedc93cf30d0 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicolinguísticapt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA Psicolinguística no ensino de línguaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Walison Paulino de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4369275393305027pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 06/03/2025pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo se propõe a fazer uma discussão acerca da Psicolinguística com base em Wouk (1975), Pereira (2010) e Maia (2018) entre outros, além de explorar todo seu desenvolvimento, especialmente no que se refere à segunda língua. Como objetivo geral, esta pesquisa almeja discutir de que forma a Psicolinguística tem sido uma importante área de estudos, principalmente para a aquisição e para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende refletir sobre os pressupostos da Psicolinguística no que tange à língua materna e discutir sobre os aspectos psicolinguísticos envolvidos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas. O estudo possui caráter bibliográfico, abordagem qualitativa e natureza explicativa. O trabalho tem como principal resultado o fato da Psicolinguística atuar desde muito tempo enquanto forte contribuinte para o campo da aquisição e para o ensino e aprendizagem de línguas, especialmente no que se refere ao contexto escolar. Uma das conclusões obtidas durante a pesquisa é a de que as discussões na área de Psicolinguística podem contribuir para o processo de aprendizagem não apenas de outras línguas, como também da língua materna, pois seus métodos devem estar em sintonia com a realidade cognitiva, de interesse, capacidades e competências do estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaísdaSilvaRodrigues_TCC.pdfTCC375,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ThaísdaSilvaRodrigues_TERMO.pdfTERMO217,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons