Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Samara da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-12T17:49:15Z-
dc.date.available2025-03-12T17:49:15Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33943-
dc.description.abstractWe know that the use of Communication and Information Technologies (ICTs) in the educational field has grown every year, being used as a didactic resource. This article aims to analyze the role of Communication and Information Technologies (ICTs) in high school English language classes. For this, we base this work on the studies of Brasil (2008), Silva (2000), Valente (1999) e Faria, Pereira e Dias (2007), among others that deal with the theme addressed. This research, regarding its procedures, is an exploratory research, since it allowed a greater familiarity with the problem under study. Regarding its nature, the present investigation is a qualitative research. The research was carried out in a school located in Curimataú Paraibano, whose data collection instrument was the questionnaire answered by the high school English language teacher. From the answers given, it was possible to observe the main difficulties encountered in the English language classroom regarding the use of ICTs. Therefore, we developed a pedagogical proposal that can be applied in high school, using podcasts as a didactic resource, placing the student in the role of protagonist of their own knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-03-06T19:53:54Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TCC.pdf: 648709 bytes, checksum: cd7ef383a328f6c2c2906cf714886150 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TERMO.pdf: 1483841 bytes, checksum: f897aa0cd41e6694157cd00cf4f0db2f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-03-12T17:49:15Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TCC.pdf: 648709 bytes, checksum: cd7ef383a328f6c2c2906cf714886150 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TERMO.pdf: 1483841 bytes, checksum: f897aa0cd41e6694157cd00cf4f0db2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-12T17:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TCC.pdf: 648709 bytes, checksum: cd7ef383a328f6c2c2906cf714886150 (MD5) SamaradaSilvaSantos_TERMO.pdf: 1483841 bytes, checksum: f897aa0cd41e6694157cd00cf4f0db2f (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofReflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua inglesa: uma proposta do uso do PODCAST para o desenvolvimento da oralidade no ensino médiopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.titleReflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua inglesa: uma proposta do uso do PODCAST para o desenvolvimento da oralidade no ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoSabemos que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no âmbito educacional tem crescido a cada ano, sendo utilizadas como um recurso didático. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de língua inglesa do Ensino Médio. Para isso, fundamentamos este trabalho nos estudos de Brasil (2008), Silva (2000), Valente (1999) e Faria, Pereira e Dias (2007), dentre outros que tratam da temática abordada. Esta pesquisa, quanto aos seus procedimentos, trata-se de uma pesquisa exploratória, visto que permitiu uma maior familiaridade com o problema em estudo. Em relação à sua natureza, a presente investigação trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no Curimataú Paraibano, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário respondido pela professora de língua inglesa do ensino médio. A partir das respostas dadas, foi possível observar as principais dificuldades encontradas na sala de aula de língua inglesa com relação ao uso das TICs. Diante disso, elaboramos uma proposta pedagógica que poderá ser aplicada no ensino médio, utilizando podcasts como recurso didático, colocando o aluno no papel de protagonista do seu próprio conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamaradaSilvaSantos_TCC.pdfTCC633,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SamaradaSilvaSantos_TERMO.pdfTERMO1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons