Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ademar Trigueiro-
dc.date.accessioned2025-03-13T12:18:06Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2025-03-13T12:18:06Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33951-
dc.description.abstractFaced with the increasing access to the internet, the use of social media occupies space in the daily life of a significant portion of society. The environment is conducive to the dissemination of false information, called Fake News, whose technological advances have taken them to another level. The increasing sophistication of AI from mobile cameras and the high reach of social media have made the creation and propagation of edited videos even more compelling. These videos are called deepfake. In Post-Truth times, where concrete facts have less influence than preconceived emotions and beliefs, it is undeniable that regardless of their veracity, facts have the capacity to impact society. This work seeks to analyze the convincing power of synthesized videos, especially in the political sphere, to measure the potential risks imposed on society by fake videos and what this implies. Based on the analysis of aesthetic aspects of the best-known deepfakes in Brazil, this work proceeded to the application of forms and questionnaires, in which it was possible to observe that old videos, with less visual definition, can be potentially more reliable and convincing than current videos and of better quality. Finally, this work points to necessary reflections on the future of creating videos from Artificial Intelligence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-03-13T12:18:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdemarTrigueiroLima_Dissert.pdf: 1367123 bytes, checksum: 962a36ba356c5bcf3b80e3f2c0c8fe3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T12:18:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdemarTrigueiroLima_Dissert.pdf: 1367123 bytes, checksum: 962a36ba356c5bcf3b80e3f2c0c8fe3e (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificial - Fake newspt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectEstética - Desconstruçãopt_BR
dc.subjectPolítica brasileirapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMisinformationpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectPolicypt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleDeepfake em vídeo como estratégia de convencimento : a estética na era da desinformaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rego, Thaís Gaudencio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166390632199101pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500008322521963pt_BR
dc.description.resumoDiante do crescente acesso à internet, a utilização de mídias sociais ocupa espaço no cotidiano de parcela significativa da sociedade. O ambiente é propício à disseminação de informações falsas, chamadas Fake News, cujos avanços tecnológicos as elevaram a um outro patamar. A sofisticação crescente da Inteligência Artificial e o alto alcance das mídias sociais, fizeram a criação e propagação de vídeos editados ainda mais convincentes. Estes vídeos são chamados de deepfake. Em tempos de Pós-Verdade, onde fatos concretos praticam menor influência que as emoções e crenças pré-concebidas, é inegável que independentemente da veracidade, os fatos detém capacidade de causar impacto na sociedade. Este trabalho busca analisar o poder de convencimento de vídeos sintetizados, em especial no âmbito político, para mensurar os potenciais riscos impostos à sociedade diante dos vídeos falsos e o que isto lhes implica. A partir da análise de aspectos estéticos nos deepfakes mais conhecidos no Brasil, este trabalho seguiu para a aplicação de formulários e questionários, nos quais se pôde observar que vídeos antigos, de menor definição visual, podem ser potencialmente mais confiáveis e convincentes que vídeos atuais e de melhor qualidade. Por fim, este trabalho aponta para reflexões necessárias quanto ao futuro da criação de vídeos a partir da Inteligência Artificial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdemarTrigueiroLima_Dissert.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons