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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33977
Tipo: | Tese |
Título: | Internacionalização da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil: análise de redes de colaboração científica |
Autor(es): | Telmo, Flávia de Araújo |
Primeiro Orientador: | Silva, Alzira Karla Araújo da |
Primeiro Coorientador: | Bandeira, Lucilene Klenia Rodrigues |
Resumo: | No contexto acadêmico, a internacionalização é um processo indispensável para o alcance da excelência do aprendizado e permite novas abordagens e teorias no processo de construção de conhecimento. A tese analisa a rede social de colaboração científica internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP). Metodologicamente, fundamenta-se como descritiva, baseada em procedimentos de pesquisa documental e de campo, com abordagem quantiqualitativa e aplicação da metodologia de Análise de Redes Sociais. Para fundamentação teórica, realiza-se uma revisão sistemática em bases de dados nacionais e internacionais. Elabora-se uma estrutura para diagnosticar a internacionalização, a partir das colaborações em nível individual sendo elas, dimensões, componentes e indicadores de internacionalização, aplicadas para observar as interações acadêmicas de docentes e discentes do PPGCI/UNESP. Para organização dos dados e construção de matrizes utiliza-se o software Excel e para representação dos grafos e análise das colaborações o software Gephi. Os resultados mostram a sistematização da rede social internacional do PPGCI/UNESP com destaque para parcerias de produção científica com pesquisadores de instituições da Espanha e Portugal. O mapeamento demonstra a importância da presença de um docente no Programa com vínculo em instituição de ensino internacional, no sentido de promover parcerias entre pesquisadores internacionais, que podem ampliar a qualidade do Programa e da produção científica; a busca pelo conhecimento dos pesquisadores que dialogam com abordagens pioneiras em países estrangeiros; a ampliação do conhecimento dos pesquisadores do Programa com pesquisas, resultantes da formação, parcerias e mobilidade e; prova a importância dos investimentos nas ações de internacionalização para o avanço científico e social. Por fim, propõe estratégias para ampliação da colaboração internacional e aproximação de atores com perfil de internacionalização para PPG. O estudo traz impacto na dimensão internacional, pois com a identificação das instituições e pesquisadores internacionais será possível traçar novas ações para parcerias internacionais e fortalecer vínculos existentes. O estudo possui impacto em nível nacional e local, pois os dados contribuem, estrategicamente, para visualização da rede social internacional do PPGCI/UNESP, servindo de base para atingir ou manter melhores conceitos na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Conclui-se que há dificuldade por parte dos programas e instituições em registrar as ações de internacionalização, já que não existe um padrão único, podendo a estrutura apresentada no estudo ser modelo para acompanhar, continuamente, as ações resultantes das atividades (parcerias individuais, grupos de pesquisas, participação em eventos, mobilidades, publicações) vinculadas a esses programas e assim serem apresentadas aos docentes, discentes e instituições na busca de investimentos e ferramentas para registro dos resultados dessas interações. Propõe-se novas pesquisas para aplicação da estrutura de maneira a conhecer as parcerias em outros programas de Ciência da Informação. |
Abstract: | In the academic context, internationalization is an indispensable process for achieving learning excellence and allows for new approaches and theories in the process of knowledge construction. Analyzes the social network of international scientific collaboration of the Graduate Program in Information Science of the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP). Methodologically, it is based on documentary and field research procedures, with a quantitative-qualitative approach and application of the methodology of social network analysis. For theoretical foundation, a systematic review is carried out in national and international databases. A structure is elaborated to diagnose internationalization, based on the collaborations at the individual level, which are dimensions, components and indicators of internationalization, applied to observe the academic interactions of professors and students of PPGCI/UNESP. For data organization and construction of matrices, the Excel software, and Gephi software is used for graph representation and collaboration analysis. The results show the systematization of the international social network of PPGCI/UNESP, with emphasis on scientific production partnerships with researchers from institutions in Spain and Portugal. The mapping demonstrates the importance of the presence of a professor in the Program with a link to an international educational institution, in order to promote partnerships between international researchers, which can increase the quality of the Program and scientific production; the search for knowledge of researchers who dialogue with pioneering approaches in foreign countries; the expansion of the knowledge of the Program's researchers with research, resulting from training, partnerships and mobility, and proves the importance of investments in internationalization actions for scientific and social advancement. Finally, it proposes strategies to expand international collaboration and bring together actors with an internationalization profile for PPG. The study has an impact on the international dimension, because with the identification of international institutions and researchers, it will be possible to outline new actions for international partnerships and strengthen existing links. The study has an impact at the national and local levels, as the data strategically contribute to the visualization of the international social network of the PPGCI/UNESP, serving as a basis for achieving or maintaining better concepts in the quadrennial evaluation of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. It is concluded that there is difficulty on the part of the programs and institutions in registering the internationalization actions, since there is no single standard, and the structure presented in the study can be a model to continuously monitor the actions resulting from the activities (individual partnerships, research groups, participation in events, mobilities, publications) linked to these programs and thus be presented to the professors. students and institutions in the search for investments and tools to record the results of these interactions. Further research is proposed for the application of the framework to know the partnerships in other Information Science programs. |
Palavras-chave: | Colaboração científica internacional Rede social de colaboração - Internacionalização Internacionalização - Ciência da Informação Análise de redes sociais Internationalization Internationalization in Information Science International scientific collaboration Social network analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33977 |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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