Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33989
Tipo: Dissertação
Título: O gênero parlenda no 1º ano do ciclo de alfabetização : um olhar sobre a oralidade
Autor(es): Amorim, Crislani Lima de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: O aluno tem contato com a oralidade muito antes mesmo de chegar à escola, mas é no processo educativo que ele compreenderá os usos da linguagem oral e sua relação com a prática social. Com as novas orientações e os estudos atuais na área da Linguística, a exemplos de Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), percebe-se que os conhecimentos adquiridos na escola dependem diretamente das competências orais, de leitura e escrita. Desta forma, a opção pelo gênero parlenda surgiu dos nossos estudos no exercício científico da pesquisa e das inquietações atuando na profissão docente, ao constatar que as características desse gênero são coerentes com o universo cultural das crianças, visto que a parlenda é um texto curto, contém rimas, humor, informalidade, jogo de palavras, linguagem verbal/visual. Partindo disso, nossa pesquisa tem como objetivo geral compreender o trabalho com oralidade, sob a perspectiva da professora, através da observação das práticas do gênero “parlenda”, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: a) Investigar a compreensão da professora sobre o papel da oralidade a partir das práticas com os gêneros orais indicados pela BNCC para o ciclo de alfabetização. b) Acompanhar as aulas com a turma de 1º ano do ciclo de alfabetização que tenham como foco o gênero parlendas. c) Descrever a interação entre professor-aluno a partir do gênero parlenda no desenvolvimento da oralidade em uma turma de 1º ano. Para suporte teórico da investigação, houve a contribuição de estudiosos como: Ávila-Nóbrega (2020), quando investiga a oralidade nos anos iniciais; Carvalho e Ferrarezi (2018), ao destacar o ensino da oralidade na escola; Cavalcante e Marcuschi (2007), quando trata de oralidade e gênero textual; Bakhtin (2016) com os estudos da linguagem; Lima (2008), ao abordar as parlendas; além de alguns documentos oficiais que tratam da oralidade com destaque para a BNCC (2018), os Direitos de Aprendizagem do PNAIC, entre outros. Na metodologia teremos uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, a partir de reflexões e levantamento bibliográficos, com perspectiva descritiva. O método utilizado foi a pesquisa de campo e a coleta dos dados ocorreu ao longo de um semestre de 2023. Realizamos, ainda, um questionário sociocultural, uma entrevista semiestruturada e um registro das filmagens de uma semana de aula na turma do 1º do ciclo de alfabetização. As análises apontaram que o gênero parlenda pode ser um importante recurso no desenvolvimento de práticas com oralidade, pois este gênero oral colabora com a construção fonológica da criança com a percepção de ritmo e rimas e com o reconhecimento dos sons e letras. Assim, oportuniza o aluno a aquisição das habilidades orais e a inserção nas modalidades da língua, por meio da ludicidade, da brincadeira e do protagonismo com a modalidade oral e escrita da língua.
Abstract: Students have contact with oral language long before they reach school age, but it is in the educational process that they will understand the uses of oral language and its relationship with social practice. With the new guidelines and current studies in the area of Linguistics, such as Marcuschi (2008), Schneuwly and Dolz (2004), it is clear that the knowledge acquired at school depends directly on oral, reading and writing skills. In this way, the option for the parlenda genre arose from our studies in the scientific exercise of research and concerns working in the teaching profession, as we found that the characteristics of this genre are coherent with the cultural universe of children, since the parlenda is a short text, contains rhymes, humor, informality, wordplay, verbal/visual language. Based on this, our research has the general objective of understanding the work with orality, from the teacher's perspective, through the observation of practices of the “parlenda” genre, in a 1st year elementary school class. As specific objectives, the research sought to: a) Investigate the teacher's understanding of the role of orality based on practices with the oral genres recommended by BNCC for the literacy cycle. b) Follow classes with the 1st year class of the literacy cycle that focus on the genre of narratives. c) Describe the interaction between teacher-student using the narrative genre in the development of speaking skills in a 1st year class. For theoretical support of the investigation, there was the contribution of scholars such as: Ávila-Nóbrega (2020), when investigating orality in the early years; Carvalho and Ferrarezi (2018), highlighting the teaching of speaking at school; Cavalcante and Marcuschi (2007), when dealing with orality and textual genre; Bakhtin (2016) with language studies; Lima (2008), when addressing the stories; in addition to some official documents that deal with orality, with emphasis on the BNCC (2018), the PNAIC Learning Rights, among others. In the methodology we will have a qualitative and documentary research approach, based on reflections and bibliographical survey, with a descriptive perspective. The method used was field research and data collection took place over the course of a semester in 2023. We also carried out a sociocultural questionnaire, a semi-structured interview and a record of the filming of a week of classes in the 1st grade class. literacy. The analyzes showed that the parlenda genre can be an important resource in the development of oral practices, as this oral genre contributes to the child's phonological construction with the perception of rhythm and rhymes and the recognition of sounds and letters. Thus, it provides the student with the opportunity to acquire oral skills and insertion into the language modalities, through playfulness, play and protagonism with the oral and written forms of the language.
Palavras-chave: Linguagem - Parlenda
Parlenda - Oralidade
Ciclo de alfabetização - Gêneros orais
Linguagem oral - Processos educativos
Literacy cycle
Orality
Parlenda
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33989
Data do documento: 16-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrislaniLimaDeAmorim_Dissert.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons