Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33990
Tipo: Dissertação
Título: Entre o conservadorismo religioso e a transgressão de gênero : uma investigação semiótica do filme Paloma, de Marcelo Gomes
Autor(es): Silva, Davi Jefferson Araújo da
Primeiro Orientador: Fulaneti, Oriana de Nadai
Resumo: Este trabalho analisa o filme Paloma, lançado no ano de 2022, sob a direção de Marcelo Gomes, a partir dos postulados teórico-metodológicos da semiótica de base greimasiana, ou semiótica francesa. A narrativa do longa-metragem é inspirada na história real de uma mulher trans que despertou a ira de uma pequena cidade do estado de Pernambuco quando decidiu lutar pelo sonho de casar-se na igreja católica, com véu e grinalda. O filme, centrado na trajetória dessa mulher, apresenta-nos a personagem Paloma, a partir da qual as relações de poder e identidade são desenvolvidas durante a narrativa. À vista disso, este trabalho objetiva, de modo geral, investigar os processos de produção de significação da identidade trans no filme Paloma (2022), de Marcelo Gomes. Para alcançarmos esse objetivo geral, descrevemos o percurso narrativo da protagonista, determinando os seus objetos de valor, os processos de colocação no discurso cinematográfico de atores, tempo e espaço da narrativa fílmica, buscando identificar os temas abordados a partir da recorrência das figuras discursivas e as suas relações interdiscursivas no filme. Em seguida, analisamos as relações de sentidos entre o plano visual do longa-metragem e a narrativa fílmica. A respeito do arcabouço teórico-metodológico aqui adotado, a semiótica greimasiana busca compreender como os significados são produzidos e interpretados nos textos e discursos a partir do percurso gerativo de sentido composto pelos níveis fundamental, narrativo e discursivo (Greimas; Courtés, 2016). A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, seguindo a metodologia própria da semiótica greimasiana a partir do seu percurso gerativo da significação e dos seus desenvolvimentos ulteriores. Os resultados demonstram que a identidade de Paloma é construída, no filme, a partir das forças sociais que a afetam, situando-a entre fronteiras, na medida em que Paloma desafia as concepções de gênero estabelecidas quando persegue o seu objetivo de afirmar-se como mulher, explicitando o caráter performático de gênero e sexualidade.
Abstract: This work analyzes the film Paloma, released in 2022, under the direction of Marcelo Gomes based on the theoretical-methodological postulates of Greimasian-based semiotics, also called as French semiotics. The narrative of the feature film is inspired by the true story of a trans woman who faces the ire of a small country town in the state of Pernambuco, Brazil when she decided to fight for her dream of getting married in the Catholic church, with a veil and garland. The movie that is centered on the trajectory of this trans woman, introduces us to the main character Paloma, from which relations of power and identity are developed during all the narrative. In view of this, this work aims, in general, to investigate the processes of production of meaning of trans identity in the film Paloma (2022), by Marcelo Gomes. To achieve that general objective, we describe the narrative path of the protagonist, determining her objects of value, the processes of placement in the cinematographic discourse of actors, time and space of the filmic narrative, seeking to identify the themes addressed from the recurrence of discursive figures and their interdiscursive relations in the film. Then, we analyze the relations of meanings between the visual plane of the feature film and the filmic narrative. Regarding the theoretical-methodological framework used here, The Greimasian semiotics seeks to understand how meanings are produced and interpreted in texts and speeches based on the generative path of meaning composed of the fundamental, narrative and discursive levels (Greimas; Courtés, 2016). The present research follows a qualitative approach and is characterized as a case study (Severino, 2013). Furthermore, it follows the methodology of Greimasian semiotics from its generative path of signification and its subsequent developments. The results demonstrate that Paloma's identity is constructed, in the film, from the social forces that affect her, situating her between borders, to the extent that Paloma challenges the conceptions of gender when she pursues her goal of affirming herself as a woman, making explicit the performative character of gender and sexuality.
Palavras-chave: Semiótica discursiva
Discurso cinematográfico
Conservadorismo religioso
Transgressão de gênero
Paloma (2022) de Marcelo Gomes - Filme
Discursive semiotics
cinematographic discourse
Religious conservatism
Gender transgression
Paloma (2022) by Marcelo Gomes
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33990
Data do documento: 31-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaviJeffersonAraujoDaSilva_Dissert.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons